00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9306
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A discussão sobre sexualidade em jogo
Autor(es): Lopes, Sibele Nayara Silva
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: A abordagem da temática sexualidade no ambiente escolar normalmente é restrita a dimensão biológica e dificultada pela falta de preparo dos professores e a incompreensão dos pais. Acredita-se que o uso de jogos didáticos potencializa a discussão de temas considerados polêmicos. A partir dessa perspectiva, foi proposta pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência a criação de um jogo didático que possibilitasse a interação e o diálogo entre os estudantes, entre estudantes e professores sobre a sexualidade de forma que ampliasse a discussão para suas dimensões sociais, culturais e políticas, sendo o objetivo dessa pesquisa refletir sobre o potencial de um jogo didático, sobre a temática sexualidade, de forma crítica. O material didático foi elaborado a partir de quatro momentos: 1 - discussão sobre a temática sexualidade em reuniões semanais com os coordenadores e bolsistas do PIBID; 2 - realização de pesquisas para buscar e definir o melhor tipo de jogo que poderia ser utilizado para abordar o tema; 3 - escolha o jogo de cartas como material didático a ser produzido; 4 - produção do jogo didático: criação das regras, seleção de conteúdos para compor as cartas utilizando ferramentas do Office Power Point e impressão das cartas. O recurso foi aplicado em uma atividade piloto em três turmas de terceiro ano do ensino médio de uma Instituição Federal de Ensino. Os dados obtidos resultaram na identificação de momentos de interação ocasionados pelo recurso didático apresentado nesse trabalho, além do seu potencial lúdico e estimulo da criatividade dos estudantes. O recurso didático “Sexualidade em Jogo” apresentado nessa pesquisa teve seus potenciais lúdicos e de interação reafirmados demonstrando ser um instrumento válido para o ensino da sexualidade.
Abstract: The approach to the topic of sexuality in the school environment is normally restricted to the biological dimension and made difficult by the lack of preparation of teachers and the misunderstanding of parents. It is believed that the use of educational games enhances the discussion of topics considered controversial. From this perspective, the scholarship holders of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program proposed the creation of a didactic game that would enable interaction and dialogue between students, between students and teachers about sexuality in a way that would expand the discussion to their students. social, cultural and political dimensions, the objective of this research being to reflect on the potential of a didactic game, on the topic of sexuality, in a critical way. The teaching material was prepared based on four moments: 1 - discussion on the topic of sexuality in weekly meetings with PIBID coordinators and fellows; 2 - carrying out research to search for and define the best type of game that could be used to address the topic; 3 - choose the card game as teaching material to be produced; 4 - production of the didactic game: creation of rules, selection of content to compose the cards using Office Power Point tools and printing of the cards. The resource was applied in a pilot activity in three third-year high school classes at a Federal Education Institution. The data obtained resulted in the identification of moments of interaction caused by the teaching resource presented in this work, in addition to its playful potential and stimulation of students' creativity. The teaching resource “Sexuality in Game” presented in this research had its playful and interactive potential reaffirmed, demonstrating that it is a valid instrument for teaching sexuality.
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos - Interatividade
Educação sexual para adolescentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: LOPES, Sibele Nayara Silva. A discussão sobre sexualidade em jogo. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9306
Data do documento: 14-out-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A discussão sobre sexualidade em jogo.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.