00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9300
Tipo: Dissertação
Título: A pesquisa sobre ensino em fisioterapia em um programa de mestrado Profissional
Título(s) alternativo(s): Research on teaching in physiotherapy in a program of professional master's
Autor(es): Albuquerque, Danila Simone Cassiano Alves de
Primeiro Orientador: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Cesário da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee4: Teixeira, Geraldo Magella
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como meta analisar a adequação da produção cientifica dos egressos em fisioterapia do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (PPES) às competências orientadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia e aos fundamentos epistemológicos específicos ao mestrado profissional (MP), além dos efeitos pessoais e institucionais dos produtos derivados. Foram analisados doze trabalhos e entrevistados onze egressos do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A abordagem qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso, associou os métodos de análise documental direta e o software Iramuteq à entrevista, com uso de questionário semiestruturado. Os dados analisados pelo programa Iramuteq geraram três classes, complementares à análise direta, ajudando a compreender as relações entre os textos dos TACC estudados. A maioria dos produtos oriundos das pesquisas apresentou dificuldades de implementação, devido principalmente a entraves burocráticos das instituições. Todos os participantes relataram benefícios pessoais advindos do MP, relacionados à qualificação profissional para o trabalho e o ensino. As pesquisas criaram benefícios permanentes em algumas instituições, com influência positiva nas matrizes curriculares e fortalecimento do estágio integrado da fisioterapia com diversos cursos da saúde. Esses relatos refletem a importância do PPES para a qualificação, de docentes e preceptores, no ensino vinculado ao trabalho. Como produto resultante e estratégia para divulgar o conhecimento derivado da pesquisa em ensino em fisioterapia é proposta uma coletânea envolvendo as dissertações dos egressos de fisioterapia no formato de livro digital, contendo os artigos de conclusão do curso dos egressos de fisioterapia no MPES da FAMED – UFAL e os respectivos produtos de intervenção educacionais. Com a publicação agrupada dos artigos e produtos dos egressos do MPES a reflexão sobre a produção científica na área auxiliará na compreensão da identidade atual dos cursos e na definição de futuras políticas para o setor. Pretende-se contribuir com melhorias na formação do fisioterapeuta docente e pesquisador, e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Abstract: This completion of course work aims to analyze the physiotherapy egresses scientific Productions at Health Teaching Post-graduate Program adequacy to the Physiotherapy National Curricular Guidelines and the specific epistemological fundaments of professional master’s, as well as the personal and institutional effects of its products. 12 works were analyzed and 11 Health Teaching Professional Master’s of Universidade Federal de Alagoas (UFAL) egresses were interviewed. The qualitative, explorative approach, as a case study, has associated the direct documental analyses and Iramuteq’s software to the semistructured interview. The data processed by Iramuteq has generated 3 classes that complement the direct analysis, helping to understand the relations between the studied texts. Most of the products that have come from the research have dealt with problems with its implementation, mainly because of bureaucratic and institutional issues. All the participants presented personal benefits from the professional master’s course, at the professional qualification for work and teaching. The researches created permanente benefits in some institutes, with positive influences at the curricular matrix and to the strength of integrating internship of Physiotherapy at many health courses. Those reports show’s the necessity of the pos-graduation programs to the qualified teaching and preceptory, as well to teaching linked to the work. As the product o four own research and strategy to spread the knowledge produced by the researches studied, we propose a collection of the academic dissertations of those Physiotherapy egresses of UFAL’s Medicine School and its respective education interventive products as an e-book. With the publication, the thinking about scientific production in this area may help to clarify the actual courses identity and the future definition of policies in this area. It is intended to contribute with goals at the teacher and researcher at the Physiotherapy, as well as the increase of the strength of Sistema Único de Sáude (SUAS).
Palavras-chave: Fisioterapia
Ensino
Educação superior
Credenciamento
Avaliação curricular das faculdades de medicina
Physiotherapy
Teaching
Higher education
Accreditation
Curriculum assessment of Medical schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: ALBUQUERQUE, Danila Simone Cassiano Alves de. A pesquisa sobre ensino em fisioterapia em um programa de mestrado Profissional. 2022. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9300
Data do documento: 24-fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pesquisa sobre ensino em fisioterapia em um programa de mestrado Profissional.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.