00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
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Tipo: Dissertação
Título: Accountability sob a perspectiva da gestão da informação: estudo de caso em uma universidade pública
Autor(es): Araújo, Daniella Pontes Cirilo
Primeiro Orientador: Finger, Andrew Beheregarai
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Edivanio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Martha Suzana Cabral
Resumo: Atualmente, a informação é considerada um insumo estratégico capaz de gerar benefícios para uma organização. Por isso, as instituições públicas devem desenvolver políticas de informação e ações estratégicas capazes de orientar o uso eficaz desse recurso. Para a sociedade civil, o acesso à informação possibilita a manutenção de sua soberania, o controle social de políticas públicas que promovam o bem-estar da coletividade e a preservação de direitos políticos, civis e sociais conquistados historicamente. As organizações que desejam ter um maior nível de qualidade devem dedicar esforços na gestão da informação interna e externa e uma das dimensões envolvidas no processo de gestão da informação é o relacionamento com os públicos que fazem parte da organização. Ocorre que uma organização como uma universidade pública possui públicos diversos, que podem ser chamados de stakeholders. Numa instituição pública, o acesso à informação no aspecto do monitoramento da gestão é um mecanismo de governança e accountability. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o processo de gestão da informação na accountability da UFAL para seus stakeholders. Para alcançar este objetivo, foi necessário mapear os stakeholders da UFAL, identificar os documentos de accountability dainstituição e descrever seu processo de gestão da informação na elaboração do Relatório de Gestão. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa com objetivos descritivos. Quanto ao objeto, configura-se como um estudo de caso e utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista direcionada com roteiro semiestruturado. A técnica adotada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo utilizando como ferramenta de sistematização de dados o software ATLAS.ti. Os resultados obtidos após análise dos dados permitiram identificar o fluxo de gestão da informação adotado na elaboração da accountability da instituição e inferir que a accountability da UFAL é destinada aos órgãos de controle e não à sociedade e demais stakeholders. Identificou-se, também, que a accountability da UFAL é elaborada por um baixo número de servidores da instituição e que não há engajamento com as fontes de informação. Por fim, verificou-se que o fluxo da UFAL guarda grande similaridade com o modelo de gestão da informação elaborado por Choo (2003), cujo foco é no valor estratégico da informação. A temática abordada neste trabalho permite a realização de pesquisas futuras que analisem dados e informações de órgãos públicos pelo prisma dos dados abertos, além de estudos que busquem examinar a aderência entre o planejamento de uma instituição e sua prestação de contas.
Abstract: Currently, information is considered a strategic input capable of generating benefits for an organization. Therefore, public institutions must develop information policies and strategic actions capable of guiding the effective use of this resource. For civil society, access to information enables the maintenance of its sovereignty, social control of public policies that promote the well-being of the community and the preservation of political, civil and social rights historically achieved. Organizations that wish to have a higher level of quality must devote efforts to managing internal and external information and one of the dimensions involved in the information management process is the relationship with the publics that make up the organization. It so happens that an organization such as a public university has different audiences, which can be called stakeholders. In a public institution, access to information in the aspect of management monitoring is a governance and accountability mechanism. Therefore, the objective of this research is to analyze the information management process in the accountability of UFAL to its stakeholders. This is a qualitative research with descriptive objectives. As for the object, it is configured as a case study and used as data collection instruments the targeted interview with a semi-structured script. The technique adopted for data analysis was content analysis using the ATLAS.ti software as a data systematization tool. The results obtained after analyzing the data made it possible to identify the information management flow adopted in the elaboration of the institution's accountability and to infer that UFAL's accountability is intended for control bodies and not for society and other stakeholders. It was also identified that UFAL's accountability is elaborated by a low number of employees of the institution and that there is no engagement with the sources of information. Finally, it was found that the UFAL flow is very similar to the information management model developed by Choo (2003), whose focus is on the strategic value of information. The theme addressed in this work allows the realization of future researches that analyze data and information from public agencies through the prism of open data, as well as studies that seek to examine the adherence between the planning of an institution and its accountability.  
Palavras-chave: Gestão da informação
Accountability
Análise de conteúdo (Comunicação)
Information Management
Content Analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: ARAÚJO, Daniella Pontes Cirilo. Accountability sob a perspectiva da gestão da informação: estudo de caso em uma universidade pública. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9291
Data do documento: 30-set-2021
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