Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Deus, Adriane de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8258479671185513 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Rosiane Maria Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3311302651174715 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Peixoto, Marcela Fernandes | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3085-9559 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7163781295083516 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Maria José da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T19:37:16Z | - |
dc.date.available | 2022-06-15 | - |
dc.date.available | 2022-06-15T19:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José da Silva. Retextualização: perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICs. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9266 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual/discursivo | pt_BR |
dc.subject | Retextualização | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade textual | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Retextualização: perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICs | pt_BR |
dc.title.alternative | Retextualization: perspective of reading and textual production in elementary education with the insertion of multimodal infographic text | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas de leitura, interpretação e retextualização do texto multimodal em sala de aula a partir dos estudos e produção do infográfico no contexto de inserção das tic nessas produções. Este trabalho de observação foi feito em uma sala de aula do sexto ano do ensino fundamental dois, numa escola particular num bairro periférico no município de Maceió. Assim, toda a pesquisa foi de cunho qualitativo, através de estudo de caso. Nesse tocante, acompanhou-se o processo de leitura e escrita do gênero textual/discursivo multimodal infográfico, bem como, a contribuição dessas aulas para a formação de leitores eficientes desses textos. Desse modo, os participantes da pesquisa foram: professora com sua prática e seus alunos com as produções, sendo total de trinta alunos. Assim, toda a análise deu-se a partir dos resultados decorrentes das observações, como: diário de observação, plano de aula e atividades de produções dos alunos. Diante do cenário observado, compreende-se a importância da inserção de textos multimodais nas aulas de leitura e produção, tendo em vista o constante contato dos alunos a esta nova maneira de ler seja para obter informações ou estudo, e que exposições a texto como estes contribuem consideravelmente na formação de um leitor preparado para as diversas formas de interações com textos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Retextualização - perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICs.pdf | 911.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.