00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Deus, Adriane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258479671185513pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosiane Maria Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3311302651174715pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Marcela Fernandes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3085-9559pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163781295083516pt_BR
dc.creatorSantos, Maria José da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-15T19:37:16Z-
dc.date.available2022-06-15-
dc.date.available2022-06-15T19:37:16Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José da Silva. Retextualização: perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICs. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9266-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero textual/discursivopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidade textualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleRetextualização: perspectiva de leitura e produção textual no ensino fundamental com a inserção do texto multimodal infográfico e as TICspt_BR
dc.title.alternativeRetextualization: perspective of reading and textual production in elementary education with the insertion of multimodal infographic textpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar as práticas de leitura, interpretação e retextualização do texto multimodal em sala de aula a partir dos estudos e produção do infográfico no contexto de inserção das tic nessas produções. Este trabalho de observação foi feito em uma sala de aula do sexto ano do ensino fundamental dois, numa escola particular num bairro periférico no município de Maceió. Assim, toda a pesquisa foi de cunho qualitativo, através de estudo de caso. Nesse tocante, acompanhou-se o processo de leitura e escrita do gênero textual/discursivo multimodal infográfico, bem como, a contribuição dessas aulas para a formação de leitores eficientes desses textos. Desse modo, os participantes da pesquisa foram: professora com sua prática e seus alunos com as produções, sendo total de trinta alunos. Assim, toda a análise deu-se a partir dos resultados decorrentes das observações, como: diário de observação, plano de aula e atividades de produções dos alunos. Diante do cenário observado, compreende-se a importância da inserção de textos multimodais nas aulas de leitura e produção, tendo em vista o constante contato dos alunos a esta nova maneira de ler seja para obter informações ou estudo, e que exposições a texto como estes contribuem consideravelmente na formação de um leitor preparado para as diversas formas de interações com textos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.