00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9262
Tipo: Tese
Título: A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinary epistemology in Information Science: from evidence to the effects of meaning in the consolidation of the disciplinary field
Autor(es): Souza, Edivanio Duarte de
Primeiro Orientador: Dias, Eduardo Jose Wense
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Paim, Isis
metadata.dc.contributor.referee3: Leão, Geraldo Magela Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Alvarenga, Lídia
metadata.dc.contributor.referee5: Melo, Marlene de Oliveira Teixeira de
Resumo: A interdisciplinaridade vem sendo apontada, na literatura da Ciência da Informação, como um dos seus principais fundamentos. Por outro lado, parte da literatura sinaliza a insuficiência de estudos desenvolvidos nessa área, principalmente, aqueles que abordem as questões teóricometodológicas e as condições de produção que a sustentam. Assim, a presente pesquisa buscou analisar os efeitos de sentido da epistemologia interdisciplinar e suas respectivas implicações no processo de consolidação do campo disciplinar da Ciência da Informação. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: exploratória e focalizada. A primeira buscou o mapeamento da produção sobre a integração disciplinar (inter, multi, pluri e transdisciplinar) nos periódicos brasileiros Ciência da Informação, Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação, Encontros Bibli Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Informação e Sociedade: Estudos, Perspectivas em Ciência da Informação e Transinformação, no período de 1990 a 2008. A segunda, por sua vez, objetivou a construção do objeto do discurso e do processo discursivo da integração disciplinar na Ciência da Informação. Na primeira fase, foram mapeados 2083 (dois mil e oitenta e três) artigos, dentre estes, 699 (seiscentos e noventa e nove) veiculam o discurso da integração disciplinar. Esses artigos foram pré-analisados e organizados segundo três categorias: periódico, autoria e eixo temático; sendo que as duas últimas se restringiram àqueles que veiculam o discurso da integração disciplinar. Os indicadores construídos a partir desse mapeamento se constituíram em critérios para a definição do domínio analítico da segunda fase. Os artigos para análise na segunda fase foram selecionados segundo a correlação entre os indicadores de temática e de autoria. O corpus analítico da segunda fase foi formado por artigos que se encontram na intercessão entre os maiores índices de produtividade de autor (7 a 14 artigos) e dos eixos temáticos (Aspectos Teóricos e Gerais da Ciência da Informação; Formação Profissional e Mercado de Trabalho; e Comunicação, Divulgação e Produção Editorial), perfazendo um total de 100 artigos. Além daqueles indicadores, a pesquisa focalizada foi centrada nesses eixos temáticos em função da sua vinculação com a formalização do campo científico da Ciência de Informação. Desse conjunto, foram extraídas as sequências discursivas (SD) que foram objeto de análise e discussão, segundo alguns dispositivos teórico-analíticos da escola francesa Análise do Discurso, representada por Michel Pêcheux. Os resultados da pesquisa exploratória indicam que a produção sobre integração disciplinar na Ciência da Informação se encontra dispersa em periódicos, autores e eixos temáticos. Os resultados da fase focalizada evidenciam que o discurso da integração disciplinar, na Ciência da Informação, tem como vetor a interdisciplinaridade e é permeado por mais de uma formação discursiva, mas se encontra ancorado num discurso dominante, que tem por base as determinações do modo de desenvolvimento informacional. Esse discurso utiliza de estratégias discursivas lógicopráticas, apelando para os aspectos naturais, substanciais e gerais da interdisciplinaridade, que apagam a diversidade e mascaram seu posicionamento ideológico. A interdisciplinaridade é colocada em um espaço logicamente estabilizado, desconsiderando as tensões, disputas e negociações que existem no campo de lutas e forças que as constituem, apagando toda a carga de determinações sociais, políticas, econômicas e histórico-ideológicas. Considera-se que a fragilidade nos processos de integração disciplinar se constitui em entrave ao processo de consolidação epistemológica da Ciência da Informação, uma vez que esta se disciplina em torno de um jogo subversivo da tecnociência em detrimento de seu campo epistemológico.
Abstract: The interdisciplinary is being reported in the literature of Information Science, as one of itsmain reasons. Moreover, part of the literature indicates a lack of studies conducted in this area, especially those that address the theoretical and methodological issues and production conditions that sustain it. Thus, this research sought to examine the effects of interdisciplinary sense of epistemology and their implications for the consolidation of the scientific field of information science. The research was conducted in two phases: exploratory and focused. The first sought to map the output on disciplinary integration (inter, multi, multi and transdisciplinary) int the Brazilian journals Ciência da Informação, Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação, Encontros Bibli Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Informação e Sociedade: Estudos, Perspectivas em Ciência da Informação e Transinformação, in the period 1990 to 2008. The latter, in turn, aimed to construct the object of discourse and discursive process of integrating disciplines in Information Science. In the first phase, were mapped in 2083 (two thousand and eighty-three) articles, among them 699 (six hundred and ninety-nine) convey the discourse of disciplinary integration. These articles were pre-analyzed and organized according to three categories: journal, authorship and thematic. Since the latter two were restricted to those who convey the discourse of disciplinary integration. The indicators obtained from this mapping provided a criteria for defining the analytical corpus of the second phase. Items for consideration at the second stage were selected according to the correlation between indicators of topic and authorship. The corpus of analytic second phase consisted of items that are in the intersection between higher rates of productivity of authors (articles 7-14) and themes (General and Theoretical Aspects of Information Science, Vocational Training and Labor Market and Communication, Advertising and Publishing), a total of 100 articles. In addition to those indicators, the survey focused on these themes was centered in the light of its connection with the formalization of the scientific field of information science. From this set, we extracted the discursive sequences (DS) which were the object of analysis and argument, the theoretical and analytical devices of discourse analysis of the French line of Pêcheux. The results of this exploratory research indicate that the production of disciplinary integration in Information Science has been dispersed in journals, authors and themes. The results for the second stage show that the discourse of disciplinary integration, Information Science, is the vector interdisciplinary and is permeated by a more discursive formation, but is anchored in a dominant discourse, which is based on the determinations of informational development. This discourse uses of discursive strategies logical and practical, appealing to the natural aspects of a substantial and interdisciplinary general, deleting the diversity and mask their ideological stance. Interdisciplinary is logically placed on a stabilized space, disregarding the tensions, disputes and negotiations that exist in the field of struggle and the forces that are, putting all the burden of the social, political, economic, historical and ideological. Considers that the weakness in the processes of disciplinary integration constitutes barrier to consolidation epistemological Information Science, since this discipline is about a subversive game of techno over its epistemological field.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Epistemologia da Ciência da Informação
Epistemologia Interdisciplinar
Epistemology of Information Science
Information Science
Interdisciplinary Epistemology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SOUZA, Edivanio Duarte de. A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar. 2022. 346 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9262
Data do documento: 23-nov-2011
Aparece nas coleções:Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.