05 CAMPUS ARAPIRACA 03 - UNIDADE PENEDO Monografias de Especializações (Lato sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - Unidade Penedo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9258
Tipo: Tese
Título: Morfologia comparada, descrição de novos táxons e filogenia de um gênero de Pentatomidae (Hemiptera: Heteroptera)
Título(s) alternativo(s): Comparative morphology, description of new taxa, and phylogeny of a genus of Pentatomidae (Hemiptera: Heteroptera)
Autor(es): Barão, Kim Ribeiro
Primeiro Orientador: Grazia, Jocelia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferrari, Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Paladini, Andressa
metadata.dc.contributor.referee2: Schwertner, Cristiano Feldens
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Luiz Alexandre
Resumo: Pentatomidae tem sido extensivamente estudada taxonomicamente, com espécies novas e táxons supragenéricos ainda sendo descritos, porém tanto as suas relações filogenéticas quanto a classificação supra-genérica permanecem em discussão. Este trabalho aborda comentários sobre análises filogenéticas realizadas na família, morfologia comparada como subsídio para análises filogenéticas, descrição de espécies novas e análise filogenética de Dichelops. Ressaltamos a necessidade da descrição e ilustração claras de caracteres, amostragem ampla de grupos externos, codificação de exemplares ao invés do uso de groundplan, da avaliação e consideração de dados faltantes e do emprego claro de métodos filogenéticos, concluindo que análises filogenéticas em Pentatomidae deveriam, preferencialmente, incluir grupos externos mais representativos, a fim de melhor testar as hipóteses de monofilia. Estudando comparativamente a morfologia de algumas estruturas da tíbia das pernas anteriores de Pentatomidae, Scutelleridae e Thyreocoridae, concluimos que a estrutura pré-tarsal em Pentatomidae é pouco variável e que não permite a identificação de grupos taxonômicos, à exceção de Phyllocephalinae que apresenta pulvilos distintos; que algumas características pré-tarsais permitem diferenciar o pré-tarso de Thyrecoridae do prétarso das outras duas famílias; que o número de cerdas que compõem o aparato tibial varia consideravelmente dentro de Pentatomidae, possuindo um padrão por subfamílias, e entre subfamílias. Sugerimos que o número de cerdas do aparato tibial e o número de projeções espatulares do pente tibial sejam usadas e exploradas como caracteres contínuos em análises filogenéticas em níves supra-genéricos. Uma nova espécie de Dichelops (Diceraeus) e o macho de Dichelops (Prodichelops) divisus são descritos. As relações filogenéticas de Dichelops, incluindo 44 espécies de grupo externo, foram estudadas por parcimônia utilizando-se dados morfológicos e discretos. Dichelops foi sempre recuperado parafilético. 7 Decisões taxonômicas são tomadas e discussão sobre metodologia cladística e tratamento de caracteres contínuos são fornecidos.
Palavras-chave: Filogenia
Morfologia animal
Pentalomidae
Taxonomia anima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sigla da Instituição: UFRGS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal
Citação: BARÃO, Kim Ribeiro. Morfologia comparada, descrição de novos táxons e filogenia de um gênero de Pentatomidae (Hemiptera: Heteroptera). 2022. 231 f. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9258
Data do documento: 29-jun-2015
Aparece nas coleções:Monografias de Especializações (Lato sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - Unidade Penedo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.