00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9240
Tipo: Dissertação
Título: Experiências de escolarização: sentidos e projetos de futuro de jovens /alunos do Instituto Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): School experiences: senses and future projects of young/ adult students of the Federal Institute of Alagoas
Autor(es): Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Veleida Anahí da
Resumo: Este estudo tem como objeto a relação dos jovens com a escola e os sentidos que eles atribuem à experiência escolar e seus projetos de futuro. A educação profissional aparece como estratégia de grande destaque para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, desta forma estes têm procurado alternativas educacionais, como os cursos técnicos integrados. O objetivo do trabalho é identificar quem são os jovens que compõem o terceiro ano do ensino médio integrado do IFAL, como se dá a experiência de escolarização nesta etapa de ensino e as expectativas que carregam em relação a formação no IFAL e seus projetos de futuro. Os sujeitos da pesquisa foram alunos/jovens, preponderantemente de 18 a 20 anos, foram aplicados questionários individuais a 73 jovens e na segunda etapa entrevista com 17 sujeitos, nesta modalidade de ensino, cursando o terceiro ano nos cursos de química e eletrônica, nos turnos matutino e vespertino no Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Alagoas-IFAL. Como referencial teórico, buscamos as contribuições de Dayrell (2007), que adota a noção de “juventudes” e condição juvenil para ressaltar a heterogeneidade de modos de ser jovem e das diferentes representações sociais de juventude nas sociedades contemporâneas complexas. Também buscamos em Dubet (1994,2001) – com sua teoria da experiência, a explicação das lógicas de ação na elaboração das identidades e na vivência da experiência escolar. E por fim Charlot (2002) com sua teoria da relação com o saber, que nos faz indagações sobre o fracasso escolar e como os estudantes atribuem sentido ao aprender na escola Em nossa investigação, foi utilizada a pesquisa quanti-qualitativa: aplicação de questionários, entrevistas em grupo e diário de campo. Observamos que a escola investigada permanece como importante instância de socialização, propiciando significativas experiências de subjetivação aos jovens- numa mesma escola, em cursos distintos, temos experiências diferentes- assim como nas estratégias para transmissão de conhecimento, preparação para o mercado de trabalho e ingresso no curso superior: os alunos do curso de Química se sentem valorizados, pretendem dar continuidade nesta área no ensino superior. Aqueles do curso de Eletrônica consideram o curso uma importante estratégia para realizar o ensino superior em outras áreas, considerem-se discriminados pelos professores, pelas condições precárias do curso, etc. Como aspectos recorrentes identificamos que estes sujeitos se constroem como jovens em grande parte pela experiência escolar, pela relação que estabelecem com a escola, pelo orgulho de estarem nela, por se configurar tanto como uma possibilidade de futuro melhor, como por um importante espaço de encontro, já que em razão da grande quantidade de trabalho escolar não há tempo de convívio com os amigos fora da escola. Estes jovens, em sua maioria, criam estratégias para dar conta deste trabalho muito mais pela perspectiva de obtenção do diploma para um futuro melhor, do que pelo prazer de estudar no presente.
Abstract: This study has as central object the relation of young students to school and senses they attribute to school experiences and future projects. Professional education is a strategy of great prominence for the insertion of young students in the job market, thus, they have searched for educational alternatives, such as integrated technical courses. The objective of this study is to verify who the third year students of the integrated high school of IFAL are, how is school experience in this school phase, what are their expectations regarding education at IFAL, as well as their future plans. The study subjects were young/adult students aged between 18 and 20 years. In the first phase, individual questionnaires were applied to 73 students, and in the second phase an interview was performed with 17 subjects attending morning and afternoon classes in third year of chemistry and electronic at the Federal Institute of Technological Education of Alagoas-IFAL. As theoretical reference, we have contributions from Dayrell (2007), who adopts the notion of “youths” and young condition to highlight the heterogeneous ways of being young and the different social representations of youth in today ́s complex societies. Also, we searched in Dubet (1994, 2001) - with the experience theory-the explanation of action logics in the elaboration of identities and school experiences. And finally, Charlot (2002) with the relation to knowledge theory, that makes us reflect about school failure and how students attribute senses when learning at school. In our investigation, a quantitative-qualitative research was performed: questionnaire application, group interviews and field notes. We observed that the investigated school is an important instance of socialization, providing significant experiences of subjectivation to young students - in the same school, in different courses, we find different experiences- and strategies for knowledge transmission, preparation for the job marked, and insertion in the university.
Palavras-chave: Ensino médio integrado
Projetos de futuro
Experiência Escolar
Juventudes
Integrated high school.
Future projects
Youths
School experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FARIA, Ana Amália Gomes de Barros Torres. Experiências de escolarização: sentidos e projetos de futuro de jovens /alunos do Instituto Federal de Alagoas. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9240
Data do documento: 20-mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.