Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Baggio, André Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9387208061003339 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Jose Henrique Araujo Lopes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8769055741372512 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Farias, Antonio Jose Ornellas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3495570681770547 | pt_BR |
dc.creator | Alpino, Lucas de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6159137724599316 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T16:33:47Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13 | - |
dc.date.available | 2022-06-13T16:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-06 | - |
dc.identifier.citation | Alpino, Lucas de Lima. Uso de prosa para o ensino de Física. 2022. 22 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9235 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to demonstrate the use of prose for the teaching of physics, through teaching methods by investigation and evaluating the results from the perspective of Bakhtin, having as a guiding element the precepts of Paulo Freire and AS Neil, which address to autonomy and development of the student, which go beyond the assimilation of formal content, but autonomy for their life. A series of simple experiments proposed which students should interact and produce texts describing and discussing the results. From the texts produced, was possibleto assess the evolution in autonomy and development of writing and in greater perception and application of the physical concepts discussed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Contorno - Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Bakhtin, M M., 1895-1975 - Teoria - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Prosa (Literatura) | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and Teaching | pt_BR |
dc.subject | Outline - Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Bakhtin, M M., 1895-1975 - Theory - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Prose (Literature) | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Uso de prosa para o ensino de física | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of prose to teach physics | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo demonstrar o uso da prosa para o ensino de física, utilizando métodos de ensino por investigação e avaliando os resultados pela ótica de Bakhtin, tendo como elemento norteador os preceitos de Paulo Freire e A.S. Neil, que objetivam a autonomia e desenvolvimento do aluno, que vão além da assimilação de conteúdo formal, mas a autonomia para a sua vida. Uma série de experimentos simples propostos os quais os estudantes deveriam interagir e produzir textos descrevendo e discutindo os resultados. A partir dos textos produzidos pode-se avaliar a evolução na autonomia e no desenvolvimento da escrita e na maior percepção e aplicação dos conceitos físicos abordados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de prosa para o ensino de Física.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.