00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baggio, André Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387208061003339pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Jose Henrique Araujo Lopes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8769055741372512pt_BR
dc.contributor.referee2Farias, Antonio Jose Ornellas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.creatorAlpino, Lucas de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6159137724599316pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T16:33:47Z-
dc.date.available2022-06-13-
dc.date.available2022-06-13T16:33:47Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.identifier.citationAlpino, Lucas de Lima. Uso de prosa para o ensino de Física. 2022. 22 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9235-
dc.description.abstractThe present work aims to demonstrate the use of prose for the teaching of physics, through teaching methods by investigation and evaluating the results from the perspective of Bakhtin, having as a guiding element the precepts of Paulo Freire and AS Neil, which address to autonomy and development of the student, which go beyond the assimilation of formal content, but autonomy for their life. A series of simple experiments proposed which students should interact and produce texts describing and discussing the results. From the texts produced, was possibleto assess the evolution in autonomy and development of writing and in greater perception and application of the physical concepts discussed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectContorno - Freire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectBakhtin, M M., 1895-1975 - Teoria - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProsa (Literatura)pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectOutline - Freire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectBakhtin, M M., 1895-1975 - Theory - Evaluationpt_BR
dc.subjectProse (Literature)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUso de prosa para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeUse of prose to teach physicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo demonstrar o uso da prosa para o ensino de física, utilizando métodos de ensino por investigação e avaliando os resultados pela ótica de Bakhtin, tendo como elemento norteador os preceitos de Paulo Freire e A.S. Neil, que objetivam a autonomia e desenvolvimento do aluno, que vão além da assimilação de conteúdo formal, mas a autonomia para a sua vida. Uma série de experimentos simples propostos os quais os estudantes deveriam interagir e produzir textos descrevendo e discutindo os resultados. A partir dos textos produzidos pode-se avaliar a evolução na autonomia e no desenvolvimento da escrita e na maior percepção e aplicação dos conceitos físicos abordados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de prosa para o ensino de Física.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.