Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9233| Tipo: | Especialização | 
| Título: | Uso da plataforma interativa de games dragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática: relato de experiência | 
| Título(s) alternativo(s): | Use of the games dragon learn interactive platform as mathematics learning tool: experience report with students from the 5th year of elementary school | 
| Autor(es): | Galvão, Maria Tatiane Lima de Vasconcelos | 
| Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Wladia Bessa da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Vera Lúcia Pontes dos | 
| Resumo: | O conhecimento matemático é essencial na vida do ser humano, mas, no Brasil, o ensino e aprendizagem de Matemática ainda constitui um desafio, pois, além de termos estudantes desmotivados, muitos professores utilizam metodologias tradicionais de ensino que muitas vezes distanciam a Matemática da realidade dos estudantes. Em contraponto a esse cenário, as TIC estão adentrando a cada dia em nossa sociedade, com um apanhado de informações. Dentre elas destacam-se os jogos digitais que, orientados pelo professor, podem auxiliar o estudante no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como tema Uso da Plataforma Interativa de Games Dragon Learn como ferramenta de Aprendizagem de Matemática.O objetivo foi investigar como a plataforma interativa Dragon Learn pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular situada em Maceió-AL. Como recorte, foi selecionado o conteúdo de Perímetro do retângulo e Perímetro do Quadrado, os quais foram trabalhados com o auxílio da plataforma através de jogos interativos. A metodologia utilizada priorizou a metodologia qualitativa através do relato de experiência que mostrou que a utilização de jogos, através de plataformas interativas, podem proporcionar um maior interesse e empolgação dos estudantes com a Matemática, além de propiciar um ambiente de ensino e aprendizagem mais interativo e cooperativo. | 
| Palavras-chave: | Ensino de matemática Plataforma Dragon Learn Jogos digitais TIC | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | 
| Citação: | GALVÃO, Maria Tatiane Lima de Vasconcelos. Uso da plataforma interativa de games dragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática: relato de experiência. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9233 | 
| Data do documento: | 21-mar-2020 | 
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Uso da plataforma interativa de gamesdragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática - relato de experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

