00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9233
Tipo: Especialização
Título: Uso da plataforma interativa de games dragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Use of the games dragon learn interactive platform as mathematics learning tool: experience report with students from the 5th year of elementary school
Autor(es): Galvão, Maria Tatiane Lima de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Wladia Bessa da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vera Lúcia Pontes dos
Resumo: O conhecimento matemático é essencial na vida do ser humano, mas, no Brasil, o ensino e aprendizagem de Matemática ainda constitui um desafio, pois, além de termos estudantes desmotivados, muitos professores utilizam metodologias tradicionais de ensino que muitas vezes distanciam a Matemática da realidade dos estudantes. Em contraponto a esse cenário, as TIC estão adentrando a cada dia em nossa sociedade, com um apanhado de informações. Dentre elas destacam-se os jogos digitais que, orientados pelo professor, podem auxiliar o estudante no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como tema Uso da Plataforma Interativa de Games Dragon Learn como ferramenta de Aprendizagem de Matemática.O objetivo foi investigar como a plataforma interativa Dragon Learn pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular situada em Maceió-AL. Como recorte, foi selecionado o conteúdo de Perímetro do retângulo e Perímetro do Quadrado, os quais foram trabalhados com o auxílio da plataforma através de jogos interativos. A metodologia utilizada priorizou a metodologia qualitativa através do relato de experiência que mostrou que a utilização de jogos, através de plataformas interativas, podem proporcionar um maior interesse e empolgação dos estudantes com a Matemática, além de propiciar um ambiente de ensino e aprendizagem mais interativo e cooperativo.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Plataforma Dragon Learn
Jogos digitais
TIC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: GALVÃO, Maria Tatiane Lima de Vasconcelos. Uso da plataforma interativa de games dragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática: relato de experiência. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9233
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.