Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9233
Tipo: | Especialização |
Título: | Uso da plataforma interativa de games dragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática: relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | Use of the games dragon learn interactive platform as mathematics learning tool: experience report with students from the 5th year of elementary school |
Autor(es): | Galvão, Maria Tatiane Lima de Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Wladia Bessa da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Vera Lúcia Pontes dos |
Resumo: | O conhecimento matemático é essencial na vida do ser humano, mas, no Brasil, o ensino e aprendizagem de Matemática ainda constitui um desafio, pois, além de termos estudantes desmotivados, muitos professores utilizam metodologias tradicionais de ensino que muitas vezes distanciam a Matemática da realidade dos estudantes. Em contraponto a esse cenário, as TIC estão adentrando a cada dia em nossa sociedade, com um apanhado de informações. Dentre elas destacam-se os jogos digitais que, orientados pelo professor, podem auxiliar o estudante no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como tema Uso da Plataforma Interativa de Games Dragon Learn como ferramenta de Aprendizagem de Matemática.O objetivo foi investigar como a plataforma interativa Dragon Learn pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular situada em Maceió-AL. Como recorte, foi selecionado o conteúdo de Perímetro do retângulo e Perímetro do Quadrado, os quais foram trabalhados com o auxílio da plataforma através de jogos interativos. A metodologia utilizada priorizou a metodologia qualitativa através do relato de experiência que mostrou que a utilização de jogos, através de plataformas interativas, podem proporcionar um maior interesse e empolgação dos estudantes com a Matemática, além de propiciar um ambiente de ensino e aprendizagem mais interativo e cooperativo. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Plataforma Dragon Learn Jogos digitais TIC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | GALVÃO, Maria Tatiane Lima de Vasconcelos. Uso da plataforma interativa de games dragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática: relato de experiência. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9233 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso da plataforma interativa de gamesdragon learn como ferramenta de aprendizagem de matemática - relato de experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.