00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Artigos publicados em periódicos - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9226
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Ensino da Propriedade Intelectual e do Empreendedorismo como Estímulo à Inovação nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Teaching of Intellectual Property and Entrepreneurship as a Stimulus to Innovation in Stricto Sensu Graduate Curricula of the Federal University of Alagoas
Autor(es): Guilhermat, Joyce Carolina Lins
Escodro, Pierre Barnabé
Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
Oliveira, Andreiza Marcia Maia de
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa quantitativa-qualitativa realizada no sítio eletrônico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Objetiva a análise das ementas das disciplinas veiculadas nos projetos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFAL, acerca do ensino da temática da propriedade intelectual e do empreendedorismo. Investiga também a quantidade de grupos de pesquisa certificados e atualizados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq), relacionados com os referidos temas e vinculados à UFAL. Considerando o levantamento da literatura e os dados obtidos, conclui-se pela necessidade de mais estudos sobre as causas que ensejam a pequena quantidade de cursos de pós-graduação stricto sensu que ofertam disciplinas relacionadas com o ensino da propriedade intelectual e do empreendedorismo na UFAL.
Abstract: This article presents the results of quantitative and qualitative study which used extracted data from the official website of the Federal University of Alagoas (UFAL). Its objective is to investigate the teaching of intellectual property and entrepreneurship in the curricula of “stricto sensu” graduate syllabus of UFAL. Also investigates the number of certified and updated research groups in the Research Group Directory (DGP) maintained by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) related to the subject and linked to UFAL. Considering the literature and the data found, this paper concludes for the need of new studies to investigate why few graduate syllabus offer disciplines related to the teaching of intellectual property and entrepreneuship in UFAL.
Palavras-chave: Propriedade Intelectual - Estudo e ensino
Empreendedorismo - Estudo e ensino
Pós-graduação - Universidade Federal de Alagoas
Intellectual Propery - Study and teaching
Entrepreneurship - Study and teaching
Graduate syllabus - Federal University of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: GUILHERMAT, Joyce Carolina Lins ; ESCODRO, Pierre Barnabé ; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger ; OLIVEIRA, Andreiza Marcia Maia de. O Ensino da Propriedade Intelectual e do Empreendedorismo como Estímulo à Inovação nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Alagoas. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 4, p. 999-1015, 07 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/27111.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v11i4.27111
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9226
Data do documento: 7-dez-2018
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.