00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
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Tipo: Dissertação
Título: Rede de colaboração científica: panorama da produção científica dos docentes de Ciência da Informação no Nordeste no período de 2010 a 2019
Título(s) alternativo(s): Scientific collaboration network: overview of the scientific production of information science teachers in the Northeast in the period 2010-2019
Autor(es): Melo, Janyelle Mayara Bento de
Primeiro Orientador: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Ronaldo Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Gallotti, Mônica Marques Carvalho
Resumo: O desenvolvimento das tecnologias digitais tem refletido em alterações significativas no modelo de ciência moderna que conhecemos. Observa-se o surgimento de novos canais de comunicação formais e informais, bem como a inserção de novas etapas no processo de produção e comunicação da ciência. Elaborar estudos de forma colaborativa ganhou novas dimensões diante da redução de espaço e tempo entre as comunicações entre os cientistas, assim estudar o comportamento dos atores nessas redes de colaboração científicas pode corroborar para mensurar não somente o quantitativo de produção científica dos mesmos, mas contribuir para indicar centralidade, densidade, líderes e pontos nodais do campo científico. Este estudo objetiva, portanto, mapear a rede de colaboração científica dos docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação da área de Ciência da Informação na região Nordeste. Por meio de um estudo descritivo com enfoque misto, foi realizado um estudo cientométrico utilizando o script LucyLattes para extração de dados da produção científica dos Curriculos Lattes de 110 docentes permanentes durante o período de 2010-2019. A análise dos dados obtidos da produção científica na coleta de dados foi feita a partir de sua estruturação utilizando técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) e apresentada por meio de gráficos e tabelas por instituição e em geral, assim como os grafos das redes de colaboração cientifica. Conclui-se que durante o período analisado foram publicados 256 livros, 894 capítulos de livros e 1952 artigos e foram realizadas 4476 orientações entre Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Dissertações, Teses e outros. No que diz respeito à rede de colaboração científica, os 110 nós principais colaboraram com outros 1471 autores e estabeleceram 3757 conexões de natureza mista, ou seja, inter e intrainstitucional. A formação de redes de colaboração pressupõe interação entre pesquisadores e instituições, além de resultar em novos conhecimentos no campo científico, para além, supõe-se que a densidade da rede deve atingir maior complexidade na próxima década a partir da consolidação de Programas de Pós-Graduação criados no fim da década na região.
Abstract: The development of digital technologies has reflected changes in the modern Science model that we know. It is possible to observe the appearance of new formal and informal communication channels, as well as the insertion of new stages in the process of production and communication of science. Developing studies in a collaborative way has gained new dimensions of reducing space and time between communications between scientists, as well as studying the behavior of actors in these networks of scientific collaboration can corroborate in measuring not only the amount of scientific production of them, but contributing to centrality, density, leaders and nodal points of the scientific field. This study aims, therefore, to map the network of scientific collaboration of the permanent professors of the Postgraduate Programs in the area of Information Science in the Northeast region. Through a descriptive study with a mixed focus, a scientometric study was carried out using the LucyLattes script to extract data from the scientific production of the Lattes Curriculum of 110 permanent documents during the period of 2010-2019. The analysis of the data collected from the scientific production in the data collection was made from its structuring using Social Network Analysis techniques (ARS) and presented by means of graphs and tables by institution and in general, as well as the graphs of the social networks. scientific collaboration. It is concluded that during the analyzed period, 256 books, 894 book chapters and 1952 articles were published and 4476 orientations were carried out between Scientific Initiation, Course Conclusion Papers, Monographs, Dissertations, Theses and others. With regard to the scientific collaboration network, the 110 main nodes collaborated with another 1471 authors and established 3757 indifferent ones of mixed nature, that is, inter and intra-institutional. The formation of collaborative networks presupposes interaction between researchers and institutions, in addition to results in new knowledge in the scientific field, in addition, it is assumed that the density of the network should reach greater complexity in the next decade after the consolidation of Postgraduate Programs created at the end of the decade in the region.
Palavras-chave: Metrias da informação e comunicação
Redes de colaboração científica
Produção científica
Autoria coletiva
Professores de ciência da informação
Information and communication metrics
Scientific Collaboration Networks
Scientific production
Co-authorship
Information science teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: MELO, Janyelle Mayara Bento de. Rede de colaboração científica: panorama da produção científica dos docentes de Ciência da Informação no Nordeste no período de 2010 a 2019. 2022. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9212
Data do documento: 22-set-2021
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