00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.referee2Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2570-7841pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.creatorNoé, Roberto Paulo Tigre de Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3226532674019837pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T18:39:21Z-
dc.date.available2022-06-09-
dc.date.available2022-06-09T18:39:21Z-
dc.date.issued2011-08-01-
dc.identifier.citationNOÉ, Roberto Paulo Tigre de Barros. Aulas práticas em educação online na formação técnica de nível médio: dificuldades e perspectivas. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9209-
dc.description.abstractThis study addressed the program and a couse e-Tec Brazil and found the students learning though the artifacts of the Moodle virtual learning environment and instructional materials used in both disciplinesanalyzed. Detected non conformities in the completion of the course in relation to couse design, suggest necessary changes to improve the quality and suitability. Observed the need for proper training of teachers and trainers content for this type of education as well as the lack of exploiting the potential of Moodle so that it was achieved the goals of education in the disciplines examined. We used questionnaires and exercises focused on the practices of a workshop and found the needs of student learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectTreainingpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAulas práticas em educação online na formação técnica de nível médio: dificuldades e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo abordou um curso do programa e-Tec Brasil e verificou o aprendizado dos alunos através dos artefatos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, bem como os materiais didáticos empregados em duas disciplinas, Metrologia e Termodinâmica Aplicada, também analisadas. Detectadas as não conformidades na realização do curso, em relação ao seu planejamento , sugerimos alterações necessárias para a melhora da qualidade e adequação. Verificamos a necessidade de formação adequada dos professores formadores e conteudistas para essa modalidade de ensino ,bem como a carência da exploração das potencialidades do Moodle para que fossem alcançados os objetivos de ensino nas disciplinas analisadas. Foram empregados questionários e exercícios focados a práticas de uma oficina que constataram carências no que concerne à aprendizagem discente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas práticas em Educação Online na formação técnica de nível médio - dificuldades e perspectivas.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.