00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Um olhar para as habilidades não técnicas na residência médica em cirurgia geral em um hospital universitário
Título(s) alternativo(s): A look at non-technical skills in a medical residency in general
Autor(es): Silva, José Adalberto Cavalcante
Primeiro Orientador: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Andrea Marques Vanderley
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lucia de Mendonça Ribeiro
Resumo: A pesquisa intitulada “Um Olhar sobre Habilidades Não Técnicas em uma Residência Médica em cirurgia geral de um Hospital Universitário” teve como objetivo analisar o emprego das habilidades não técnicas por médicos residentes e, também pelos cirurgiões preceptores que integram a clínica cirúrgica de um hospital escola público. A residência médica visa desenvolver competências para a especialização na área. Na residência médica em cirurgia os objetivos são habilitar e capacitar o médico para realizar o diagnóstico e tratamento cirúrgico ou não. Entretanto, além das competências requeridas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação médica e do valor do conhecimento amplo da técnica cirúrgica e da destreza manual, existe um conjunto complementar de habilidades denominado "habilidades não técnicas" que precisa ser integrado ao conjunto de conhecimentos do cirurgião para otimizar seu desempenho cirúrgico. Incentivar a aprendizagem enfatizando a identificação das habilidades técnicas e não técnicas visando o gerenciamento eficaz e seguro para os pacientes é fundamental para a formação do futuro profissional. Estudo transversal, prospectivo com caráter quantitativo. Um questionário aplicado foi respondido por docentes, preceptores e médicos residentes da Unidade de Cirurgia Geral e Especialidades do referido hospital. Os dados foram analisados e sistematizados por meio de estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que 73,4% dos pesquisados, cirurgiões preceptores e residentes, reconhecem trabalho em equipe, comunicação e liderança, consciência situacional e tomada de decisão como habilidades não técnicas requeridas a um médico cirurgião. Além disso, acrescentaram a necessidade de incluir gerenciamento do estresse e lidar com a fadiga como habilidades não técnicas a serem desenvolvidas durante a formação como cirurgiões. Ficou evidente que as habilidades não técnicas não são avaliadas, mostrando a necessidade de se propor um modelo de instrumento de avaliação com o fornecimento de feedback aos residentes visando estimular o desenvolvimento dessas habilidades. Com o intuito de promover reflexão sobre os resultados da pesquisa, foi elaborado como produto um roteiro e disponibilizado um manual visando o desenvolvimento e a avalição de habilidades não técnicas, com o objetivo de promover o aprendizado, além de aumentar a segurança do paciente. Em suma, as habilidades não técnicas são atitudes intrínsecas ao cirurgião, porém, são desenvolvidas de maneira informal e necessitam ser incentivadas.
Abstract: The research entitled “A Look at Non-Technical Skills in a Medical Residency in General Surgery at a University Hospital” aimed to analyze the use of non-technical skills by resident physicians and also by preceptor surgeons who integrate the surgical clinic of a teaching hospital teaching public. The medical residency aims to develop skills for specialization in the area. In medical residency in surgery, the objectives are to enable and train the doctor to perform the diagnosis and surgical treatment or not. However, in addition to the competencies required by the national curriculum guidelines for medical training and the value of broad knowledge of surgical technique and manual dexterity, there is a complementary set of skills called "non-technical skills" that need to be integrated into the surgeon's body of knowledge to optimize your surgical performance. Encouraging learning by emphasizing the identification of technical and non-technical skills aiming at effective and safe management for patients is fundamental for the formation of the future professional. Cross-sectional, prospective study with a quantitative character. An applied questionnaire was answered by professors, preceptors and resident physicians at the General Surgery and Specialties Unit of the aforementioned hospital. Data were analyzed and systematized using descriptive statistics. The results showed that 73.4% of those surveyed, preceptor and resident surgeons, recognize teamwork, communication and leadership, situational awareness and decision-making as non-technical skills required of a surgeon. In addition, they added the need to include stress management and dealing with fatigue as non-technical skills to be developed during training as surgeons. It was evident that non-technical skills are not assessed, showing the need to propose a model of assessment instrument with the provision of feedback to residents in order to stimulate the development of these skills. In order to promote reflection on the research results, a roadmap was developed as a product and a manual was made available for the development and assessment of non-technical skills, with the objective of promoting learning, in addition to increasing patient safety. In short, nontechnical skills are attitudes intrinsic to the surgeon, however, they are developed informally and need to be encouraged.
Palavras-chave: Habilidades não técnicas
Internato e residência
Feedback formativo
Non-technical skills
Medical residency
Feedback
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, José Adalberto Cavalcante. Um olhar para as habilidades não técnicas na residência médica em cirurgia geral em um hospital universitário. 2022. 110f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9201
Data do documento: 10-mar-2022
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