00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Artigos publicados em periódicos - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Cerize Maria Ramos Ferrari de-
dc.creatorUchôa, Silvia Beatriz Beger-
dc.creatorFerrare, Josemary Omena Passos-
dc.date.accessioned2022-06-06T18:26:50Z-
dc.date.available2022-06-06-
dc.date.available2022-06-06T18:26:50Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationMELO, Cerize Maria Ramos Ferrari de ; UCHÔA, Silvia Beatriz Beger ; FERRARE, Josemary Omena Passos. Um estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago: marca coletiva ou indicação geográfica? Desenvolvimento Regional em Debate, Mafra, v. 9, n. ed. esp. 2, p. 166-183, 20 dez. 2019. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2530.pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issueesp. 2pt_BR
dc.citation.spage166pt_BR
dc.citation.epage183pt_BR
dc.identifier.issn2237-9029pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9192-
dc.description.abstractThe Singeleza handcrafted laces, produced in some of the municipalities of Alagoas state, and the Puntino ad Ago, found in Latronico, in the Basilicata region, south of Italy, are considered “twins” given to the great similarity of their patterns and production technique. Beyond the physical similarities of the arts-crafts, it can be identified in both locations, considered to as poor regions in their respective countries: limited production due to complaints about low demand from the “rendeiras” (lance makers), cultural heritage as a positioning strategy, and increased lack of interest in learning the technique, which threatens the preservation of the lace makers “how-to”. This paper presents a comparative study, after face-to-face meetings with the groups of Brazilian and Italian artisans, through the qualitative, applied, descriptive research method, at first, and exploratory as to the preliminary analysis of the viability of geographical indication (GI) records and/or collective brand (CB) for Singeleza income, as a market repositioning strategy for regional development, based on the Italian experience. Finally, the study finds that in Italy, in the case of non-food products, CB performs the same function as GI in Brazil, concluding that for Singeleza, the registration of CB is first indicated in preparation for a subsequent GI request.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Contestadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNCpt_BR
dc.relation.ispartofDesenvolvimento Regional em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSingeleza de Alagoaspt_BR
dc.subjectPuntino ad Ago di Latronicopt_BR
dc.subjectPropriedade Industrialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subjectIndicação Geográficapt_BR
dc.subjectMarca Coletivapt_BR
dc.subjectIndustrial Propertypt_BR
dc.subjectRegional Developmentpt_BR
dc.subjectGeographical Indicationpt_BR
dc.subjectCollective Brandpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleUm estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago: marca coletiva ou indicação geográfica?pt_BR
dc.title.alternativeA study of crafts income single and puntino ad ago: collective brand or geographical indication?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoAs rendas artesanais Singeleza, produzida em alguns municípios do estado de Alagoas, e Puntino ad Ago, encontrada em Latronico, região da Basilicata, ao sul da Itália, são consideradas idênticas devido à grande similaridade das tramas e praticamente a mesma técnica de produção. Além da similaridade física dos artesanatos, identificam-se nas duas localidades, consideradas regiões pobres em seus respectivos países: produções limitadas de peças motivadas por queixas de baixa demanda por parte das rendeiras, o ser patrimônio cultural como estratégia de posicionamento e a diminuição gradativa do interesse de pessoas aprenderem a técnica, ameaçando a manutenção do saber-fazer das rendas. Assim, o artigo apresenta um estudo comparativo, após encontros presenciais com os grupos de artesãs brasileiras e italianas, através do método de pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, num primeiro momento, e exploratória quanto à análise preliminar da viabilidade de registros de indicação geográfica (IG) e/ou de marca coletiva (MC) para a renda Singeleza, como estratégia de reposicionamento de mercado para o desenvolvimento regional, a partir da experiência italiana. Por fim, o estudo constata que na Itália, no caso de produtos não alimentícios, MC exerce função equivalente à IG no Brasil, concluindo que para a Singeleza, indica-se primeiramente o registro de MC em preparação a um pedido de IG posterior.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago: marca coletiva ou indicação geográfica.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.