00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9186
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagens sobre humanização da saúde e práticas de enfermagem em uma unidade neonatal
Título(s) alternativo(s): Learnings about humanization of health care and practices of nurses in a Neonatal Unit
Autor(es): Silva, Danielly Nogueira de Oliveira
Primeiro Orientador: Aragaki, Sérgio Seiji
metadata.dc.contributor.referee1: Neves Júnior, Waldemar Antonio das
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeane Felix da
metadata.dc.contributor.referee3: Gusman, Christine Ranier
Resumo: Este trabalho acadêmico de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído por duas partes: a primeira é composta por dois artigos e a segunda, por três produtos técnicos educacionais. Todos esses materiais foram baseados na pesquisa “Aprendizagens sobre humanização da saúde e práticas de enfermeiras em uma Unidade Neonatal”, que teve como objetivo principal analisar a relação entre as aprendizagens em humanização da saúde a atuação das enfermeiras da unidade neonatal de um hospital público de ensino do nordeste brasileiro. A análise foi realizada considerando os sentidos produzidos nas práticas discursivas junto às participantes, por meio das categorias: “Tecendo práticas de saúde humanizadas na unidade neonatal”, “Aprendizagens sobre humanização da saúde na graduação de enfermagem”, “Aprendizagens sobre humanização da saúde no cotidiano do trabalho em saúde”, “Sentidos de humanização alinhados à PNH”, e “Outros sentidos de humanização na saúde”. O primeiro artigo tem título idêntico ao da pesquisa. O segundo, foi intitulado “Sentidos sobre a humanização da saúde para enfermeiras da atenção neonatal”. Os produtos educacionais são materiais didáticos, tipo mídias digitais, feitos a partir da pesquisa, do manual do Método Canguru e em práticas humanizadas identificados no local pesquisado. Foram feitos no formato de cartazes digitais sequenciais, para serem disponibilizados via internet, em plataformas e aplicativos gratuitos. Esperamos, com esse trabalho, contribuir com o ensino e com as práticas de saúde humanizadas desenvolvidas nesses serviços de saúde, colaborando na integração ensino, serviço e comunidade.
Abstract: This Professional Master’s Degree Thesis in Health Education from the School of Medicine of the Federal University of Alagoas consists of two parts: the firt is composed of two articles and the second, three technical and educational products. All these materials were based on the research “Learnings about humanization of health care and practices of nurses in a Neonatal Unit”, which had as its mais objective the analysis of the realationship between learning in humanization of health care and the performance of nurses in the neonatal unit in a public teching hospital in northeasten Brazil. The analysis was carried out taking into account the senses brought up in the discursive practices with the participants, through the categories: “Establishing humanized health care practices in the neonatal unit”, “Learnings about humanization of health care in nursing graduation”, “Learnings about humanization of health care in daily health care practices”, “Senses of humanization according to the National Humanization Policy” and “Other Senses of Humanization in health care”. The first article has the same title as the research. The second was designated “Senses of humanization of health care for nurses in neonatal care units”. The educational products are teaching materials, in a digital format, designed as a result of the research, the Kangaroo-Mother Care Method manual and ongoing humanized practices in the location of research. The were tailores to be presented as sequential digital posters, to be mande available online, both on free platforms and free applications. We hope, with this work, to contribute to the teaching and practice of humanized health care comprehending these health services, collaborating in the integration of teaching, servise and Community.
Palavras-chave: Práticas de enfermagem – Unidade de terapia intensiva neonatal
Humanização da saúde – Enfermagem
Enfermagem - Aprendizagem
Método canguru – Unidade de terapia intensiva neonatal
Prática profissional – Enfermagem
Nursing practices - Intensive Care Units, Neonatal
Humanization of health - Nursing
Nursing - Learning
Kangaroo-Mother Care Method - Intensive Care Units, Neonatal
Professional practice - Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Danielly Nogueira de Oliveira. Aprendizagens sobre humanização da saúde e práticas de enfermagem em uma unidade neonatal. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9186
Data do documento: 27-abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagens sobre humanização da saúde e práticas de enfermagem em uma unidade neonatal.pdf36.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.