Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9175
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma reflexão acerca das metodologias adotadas no ensino de eletricidade |
Título(s) alternativo(s): | A reflection on the methodologies adopted in the teaching of Electricity |
Autor(es): | França, Jadielma Soares de |
Primeiro Orientador: | Farias, Antonio Jose Ornellas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Guilherme Martins Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Anielle Christine |
Resumo: | Sabendo que nos últimos meses vivemos momentos de incerteza ocasionados pela Pandemia do (Covid-19), a Educação encontra-se em crise e como professores enfrentamos o desafio de sanar o déficit de aprendizagem ocasionado pelo período de ensino remoto. Junto a esse desafio surge a necessidade de que os professores fujam do ensino tradicional e invistam em metodologias mais ativas, levando o aluno para o protagonismo da sala de aula. Dessa forma, o presente trabalho analisa as contribuições que o uso de metodologias ativas, em especial o uso de experimentos e simulações, trazes para o processo de ensino e aprendizagem. De modo a determinar as principais metodologias adotadas por professores de Física no Estado de Alagoas foi realizada uma pesquisa com os mesmos através da plataforma Google Formes e por fim, na tentativa de suprir a dificuldade existente em se implantar novos recursos é proposta uma Sequência Didática para o Ensino de Eletricidade. |
Abstract: | Knowing that in recent months we have been experiencing moments of uncertainty caused by the (Covid-19) pandemic, Education is in crisis and as teachers we face the challenge of remedying the learning deficit caused by the period of remote teaching. Along with this challenge, there is a need for teachers to escape traditional teaching and invest in more active methodologies, taking the student to the protagonism of the classroom. Thus, the present work analyzes the contributions that the use of active methodologies, especially the use of experiments and simulations, bring to the teaching and learning process. In order to determine the main methodologies adopted by Physics teachers in the State of Alagoas, a survey was carried out with them through the Google Forms platform and finally, in na attempt to overcome the existing difficulty in implementing new resources, a Didactic Sequence is proposed to the Teaching of Electricity. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas de ensino Ensino e aprendizagem Sequências didáticas Ensino de eletricidade Active Methodologies Teaching and learning Following teaching Electricity teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física |
Citação: | FRANÇA, Jadielma Soares de. Uma reflexão acerca das metodologias adotadas no ensino de eletricidade. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9175 |
Data do documento: | 10-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma reflexão acerca das metodologias adotadas no ensino de eletricidade.pdf | 966.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.