00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Memoriais Acadêmicos - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.referee1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Almira Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389264304369432pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Paulo José Medeiros de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717689915668718pt_BR
dc.contributor.referee4Lessa, Simone Schwartz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347424552943125pt_BR
dc.creatorWyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961962447769999pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T16:59:35Z-
dc.date.available2022-05-30-
dc.date.available2022-05-30T16:59:35Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationWYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes. Ensaio sobre educação a distância e design de disciplina on-line. 2022. 105 f. Tese (Concurso para Professor Classe E) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9169-
dc.description.abstractHealth courses in Brazil have always been reticent about the use of distance learning, even after the Ministry of Education decree regulated the use of this teaching method. The course of the Faculty of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL) has been using some initiatives in this sense in a timely manner, having received questions about the use of distance learning when it was under external evaluation. In order to deepen the knowledge about Distance and Online Education, the author held a post-doctorate at Universidade Aberta, in Lisbon, Portugal. With the outbreak of the pandemic COVID-19, there was an agitation in education for remote use, often without adequate appropriation of theories on the subject. The present work is an essay on Distance Education and models of online courses or disciplines in three parts. First, the theoretical framework on the themes is presented. The second part deals with multicentric research on discipline design. And the last part is dedicated to the subsequent developments, with the projects of implantation of the distance modality in FAMED, creation of the Distance Education Center and elaboration of the action research project, to accompany the process of implantation of the distance modality in FAMED.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação on-linept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectOnline educationpt_BR
dc.subjectOnline Course designpt_BR
dc.subjecte-Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleEnsaio sobre educação a distância e design de disciplina on-linept_BR
dc.title.alternativeDistance Education Essay and Online Discipline Designpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoOs cursos da área de saúde no Brasil sempre se mostraram reticentes quanto ao uso da modalidade a distância, mesmo após o decreto do Ministério da Educação ter regulamentado o uso desta modalidade de ensino. O curso da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) vem utilizando de forma pontual algumas iniciativas neste sentido, tendo recebido questionamentos sobre o uso da modalidade a distância quando esteve sob avaliação externa. No sentido de aprofundar o conhecimento sobre Educação a Distância e On-line, a autora realizou pós-doutoramento na Universidade Aberta, em Lisboa, Portugal. Com a eclosão da pandemia COVID-19 observou-se uma agitação na educação para o uso remoto, muitas vezes sem a apropriação adequada das teorias sobre o assunto. O presente trabalho configura-se em um ensaio sobre a Educação a Distância e modelos de cursos ou disciplinas on-line em três partes. Primeiramente é apresentado o referencial teórico sobre os temas. A segunda parte versa sobre uma pesquisa multicêntrica sobre design de disciplinas. E a última parte é dedicada aos desdobramentos posteriores, com os projetos de implantação da modalidade a distância na FAMED, criação do Núcleo de Educação a Distância e elaboração do projeto de pesquisa-ação, para acompanhar o processo de implantação da modalidade a distância na FAMED.pt_BR
Aparece nas coleções:Memoriais Acadêmicos - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensaio sobre educação a distância e design de disciplina on-line.pdf4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.