Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.referee1 | Vieira, Maria de Lourdes Fonseca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7187168101466129 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Almira Alves dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2389264304369432 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Paulo José Medeiros de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9717689915668718 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Lessa, Simone Schwartz | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6347424552943125 | pt_BR |
dc.creator | Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7961962447769999 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T16:59:35Z | - |
dc.date.available | 2022-05-30 | - |
dc.date.available | 2022-05-30T16:59:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
dc.identifier.citation | WYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes. Ensaio sobre educação a distância e design de disciplina on-line. 2022. 105 f. Tese (Concurso para Professor Classe E) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9169 | - |
dc.description.abstract | Health courses in Brazil have always been reticent about the use of distance learning, even after the Ministry of Education decree regulated the use of this teaching method. The course of the Faculty of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL) has been using some initiatives in this sense in a timely manner, having received questions about the use of distance learning when it was under external evaluation. In order to deepen the knowledge about Distance and Online Education, the author held a post-doctorate at Universidade Aberta, in Lisbon, Portugal. With the outbreak of the pandemic COVID-19, there was an agitation in education for remote use, often without adequate appropriation of theories on the subject. The present work is an essay on Distance Education and models of online courses or disciplines in three parts. First, the theoretical framework on the themes is presented. The second part deals with multicentric research on discipline design. And the last part is dedicated to the subsequent developments, with the projects of implantation of the distance modality in FAMED, creation of the Distance Education Center and elaboration of the action research project, to accompany the process of implantation of the distance modality in FAMED. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Educação on-line | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Online education | pt_BR |
dc.subject | Online Course design | pt_BR |
dc.subject | e-Learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Ensaio sobre educação a distância e design de disciplina on-line | pt_BR |
dc.title.alternative | Distance Education Essay and Online Discipline Design | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.resumo | Os cursos da área de saúde no Brasil sempre se mostraram reticentes quanto ao uso da modalidade a distância, mesmo após o decreto do Ministério da Educação ter regulamentado o uso desta modalidade de ensino. O curso da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) vem utilizando de forma pontual algumas iniciativas neste sentido, tendo recebido questionamentos sobre o uso da modalidade a distância quando esteve sob avaliação externa. No sentido de aprofundar o conhecimento sobre Educação a Distância e On-line, a autora realizou pós-doutoramento na Universidade Aberta, em Lisboa, Portugal. Com a eclosão da pandemia COVID-19 observou-se uma agitação na educação para o uso remoto, muitas vezes sem a apropriação adequada das teorias sobre o assunto. O presente trabalho configura-se em um ensaio sobre a Educação a Distância e modelos de cursos ou disciplinas on-line em três partes. Primeiramente é apresentado o referencial teórico sobre os temas. A segunda parte versa sobre uma pesquisa multicêntrica sobre design de disciplinas. E a última parte é dedicada aos desdobramentos posteriores, com os projetos de implantação da modalidade a distância na FAMED, criação do Núcleo de Educação a Distância e elaboração do projeto de pesquisa-ação, para acompanhar o processo de implantação da modalidade a distância na FAMED. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Memoriais Acadêmicos - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensaio sobre educação a distância e design de disciplina on-line.pdf | 4.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.