00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Contracepção na adolescência: facilitadores na apreensão e compreensão de conceitos
Título(s) alternativo(s): Attitudes, and models teaching activities: use contraception in adolescent in public school of alagoas
Autor(es): Morais, Jaqueline Paranhos da Silva
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Monica Dorigo
metadata.dc.contributor.referee2: Rôças, Giselle
Resumo: O número de gestantes adolescentes diminuiu nos últimos anos no Brasil, de acordo com os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No entanto, nota-se que ainda se faz necessário intensificar a instrução dos adolescentes acerca da contracepção, a fim de prosseguir de modo abreviado a redução desses números. Conhecidamente as comunidades pobres possuem maior número de casos de adolescentes grávidas, influenciando diretamente na evasão e baixo nível de escolaridade destas alunas e geralmente acarretando problemas de saúde para mãe e/ou filho, uma vez que o corpo das meninas ainda se encontra em formação. O objetivo desse trabalho foi de transmitir conceitos relativos a contracepção na fase da adolescência, tanto para alunos quanto para alunas, no sentido de promover, através da informação, a diminuição de casos de alunas adolescentes grávidas, alunas da escola pública pesquisada, em Maceió, Alagoas. Apresentam-se dois artigos, o primeiro intitulado “Atitudes, atividades e modelos didáticos: uso em contracepção na adolescência em escola pública de Maceió, Alagoas”, enquanto o segundo possui o título “O uso de vídeo educativo para prevenção da gravidez na adolescência”. Foi utilizada nesta dissertação a pesquisa quantitativa e descritiva. O público alvo consistiu em alunos de duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Alagoas, localizada em bairro da periferia de Maceió. Optou-se pelo uso de questionários, com respostas objetivas para as dez questões formuladas. Definiu-se a aplicação de três questionários, com questões diferenciadas em cada um, em diferentes etapas do desenvolvimento desta pesquisa. Um desses foi aplicado anteriormente a intervenção pela professora, o segundo após a intervenção na forma de palestras e de produção de material didático pelos próprios alunos e o terceiro, que foi aplicado após os alunos assistirem ao produto educacional, o vídeo educativo. Para o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema gravidez na adolescência foi possível perceber que a maioria dos estudantes possui opinião formada, compreendendo a importância do método contraceptivo, seja no planejamento familiar, seja para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Ainda observou-se que os alunos responderam que os métodos contraceptivos devem ser utilizados de forma responsável. Buscou-se estimular um trabalho com a importância da implantação de um processo informativo, ao longo da vida escolar do aluno, a fim de melhorar o conhecimento sobre contracepção na adolescência. Com as palestras e a construção de modelos didáticos, elaborados pelos alunos, percebeu-se o interesse na construção e consolidação de conceitos e de informações relacionados ao tema, a partir da utilização de materiais reutilizáveis e de baixo custo, disponíveis em sua maioria dentro das próprias residências dos alunos. Finalizando as atividades, elaborou-se um vídeo didático sobre contracepção, como ferramenta diferenciada na escola pesquisada. Registrou-se o impacto que esse produto causou na aprendizagem e re/formulação de conceitos com as respostas do terceiro questionário. O assunto de contracepção, principalmente abordado na adolescência e dentro da escola, pode e deve ser tratado como assunto natural e extremamente importante, levando-se em consideração o contexto social, cultural e econômico nos quais os estudantes vivem. Desta forma pode-se estimular o raciocínio e o livre arbítrio dos estudantes, para o enriquecimento das aulas e melhor formação de cidadãos.
Abstract: The number of pregnant teens has declined in recent years in Brazil, according to the statistics of Brazilian Institute of Geography and Statistics. However, we note that it is still necessary to intensify the education of adolescents about contraception in order to pursue so abbreviated reducing these numbers. Notoriously poor communities have more cases of teenage pregnancies, directly influencing the dropout and low level of education of these students and generally causing health problems for mother and / or child, as the girl’s body still lies in training. The aim was to convey concepts related to contraception in adolescence, both for students and for students, to promote, through education, the reduction of cases of teenage pregnancies students, public school students surveyed in Maceió, Alagoas. We present two articles, the first entitled "Attitudes, activities and didactic models: use in contraception in adolescence in public school in Maceió, Alagoas", while the second has the title "The use of educational video for prevention of teenage pregnancy". Quantitative and descriptive research was used in this dissertation. The audience consisted of students from two classes of 6th. grade of elementary school in a state school in Alagoas, located on the outskirts of Maceió neighborhood. We opted for the use of questionnaires with objective answers to the ten questions asked. Defined the application of three questionnaires, with different issues in each, in different stages of development of this research. One such intervention was previously applied by the teacher, the second after the intervention in the form of lectures and production of teaching materials by the students themselves and the third, which was applied after students attend the educational product, the educational video. To survey the students' prior knowledge about the topic teenage pregnancy was observed that most students have formed opinion, understanding the importance of contraception, whether in family planning, is to prevent sexually transmitted diseases. It was also observed that students responded that contraceptive methods should be used responsibly. We attempted to stimulate a job with the importance of implementing an information process throughout school student's life in order to improve knowledge about contraception in adolescence. With the talks and the construction of didactic models prepared by students, it was noticed the interest in the construction and consolidation of concepts and information related to the subject, from the use of reusable materials and low cost, available mostly within own homes of students. Finalizing activities, elaborated a teaching video about contraception, as differentiated tool in the school studied. Recorded the impact this product has had on learning and re / formulation of concepts with the answers of the third questionnaire. The issue of contraception, especially in adolescence and addressed within the school, can and should be treated as natural and extremely important issue, taking into consideration the social, cultural and economic context in which students live. This way you can stimulate thought and free will of the students to enrich lessons and better training of citizens.
Palavras-chave: Adolescência
Escola pública
Modelo didático
Contracepção
Adolescence
Public school
Contraception
Didactic model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MORAIS, Jaqueline Paranhos da Silva. Contracepção na adolescência: facilitadores na apreensão e compreensão de conceitos. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9163
Data do documento: 8-set-2014
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