00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias para rotas acessíveis em instituições de ensino em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Technologies for accessible routes in educational institutions in Alagoas
Autor(es): Pereira, Mauricio José Ramos
Primeiro Orientador: Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Jose Edmundo Accioly de
metadata.dc.contributor.referee1: Meireles, Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Flávio Anderson Pedrosa de
Resumo: A acessibilidade é um elemento muito importante para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e a rota acessível é a maneira mais indicada para viabilizar essa acessibilidade nas áreas urbanas, em escolas ou outras edificações. O presente estudo tem como intenção identificar tecnologias para aplicação em rotas acessíveis para escolas, incluindo-as em uma cartilha destinada a projetistas desses ambientes. A elaboração da cartilha observou as normas técnicas sobre rota acessível, bem como a necessidade de instruir profissionais e estudantes de engenharia, arquitetura e design sobre o uso de tecnologia assistiva nos projetos de escolas. O estudo partiu de uma revisão da literatura sobre o tema, que incluiu uma prospecção de artigos em bases internacionais e constatou-se que há muita discussão sobre a ausência de acessibilidade no ambiente escolar. Como forma de comprovação desta hipótese levantada por estudiosos, foi elaborado um laudo de acessibilidade para o campus do Instituto Federal de Alagoas no município de Palmeira dos Índios, esta é a ferramenta técnica indicada para descortinar os problemas de acessibilidade em espaços edificados. O laudo comprovou a presença de diversos problemas de acessibilidade e, para saná-los, indicou-se uma série de alterações necessárias. Todo o laudo foi realizado seguindo uma rota acessível traçada pelo pesquisador. Foi realizada também uma prospecção de patentes de elementos de tecnologia assistiva usados em rota acessível para serem utilizados na rota traçada. Essa prospecção de patentes foi realizada em bases de abrangência nacional e internacional e servirá também para embasar a construção da cartilha. Concluiu-se que muitos profissionais desconhecem os requisitos projetuais mínimos de acessibilidade e que muitas escolas, bem como seu entorno, não oferecem acesso adequado.
Abstract: Accessibility is a very important element to guarantee the rights of people with disabilities or reduced mobility, and the accessible route is the best way to make this accessibility viable in schools or other buildings and urban areas. This study aims to identify technologies for application in accessible routes for schools, including them in a booklet aimed at designers of these environments. The preparation of the booklet observed the technical standards on accessible routes, as well as the need to instruct engineering, architecture and design professionals and students on the use of assistive technology in school projects. The study started from a literature review on the subject, which included a search for articles in international databases, it was found that there is a lot of discussion about the lack of accessibility in the school environment. As proof of this hypothesis raised by scholars, an accessibility report was prepared for the campus of the Federal Institute of Alagoas in the municipality of Palmeira dos Índios, this is the technical tool indicated to uncover accessibility problems in built-up spaces. The report confirmed the presence of several accessibility problems and, to solve them, a series of necessary changes was indicated. The entire report was carried out following an accessible route traced by the researcher. A search for patents was also carried out for assistive technology elements used in an accessible route to be used in the traced route. This prospecting for patents was carried out on a national and international basis and will also serve to support the construction of the booklet. It was concluded that many professionals are unaware of the minimum design requirements for accessibility and that many schools, as well as their surroundings, do not offer adequate access.
Palavras-chave: Acessibilidade
Rota acessível
Tecnologia assistiva
Cartilha
Accessibility
Accessible route
Assistive technology
Booklet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: PEREIRA, Mauricio José Ramos. Tecnologias para rotas acessíveis em instituições de ensino em Alagoas. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Química e Biotecnologia. Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9156
Data do documento: 29-set-2021
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