00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.date.accessioned2022-05-23T19:41:45Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T19:41:45Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Lilian Carmen Lima dos. A apropriação e utilização de interfaces da web por professores da graduação presencial. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas, Comunicacionais e Interculturais. Universidade Federal de Sergipe.v.11. Ago. 2012. p 48-62.pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage48pt_BR
dc.citation.epage62pt_BR
dc.identifier.issn2176-171Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9149-
dc.description.abstractThis study discusses how the undergraduate classroom teacher appropriates and uses web interfaces to broaden the educational arenas. This requires that teachers participate in ongoing training to enable the development of skills that enable the production of educational materials for online environments. Describes the process of building the courseware environments for teaching and learning online, and analyzes the ways in which this material was prepared. The theoretical basis of the study was based on the Benchmarks of Quality for Distance Higher Education (2007) and the concepts of text and interaction (POSSARI; NEDER, 2009). The methodology used was the case study with a qualitative approach, involving the disciplines served by 15/2010-UFAL Notice, of which six have been considered, two of each area of knowledge (humanities, hard sciences, health). Data collection took place from the analysis of learning materials developed. It was noted that training for development of courseware in online environments, prioritized the use of media resources. The results showed that the student teacher met the Moodle VLE and their communication interfaces, used the media resources and learning strategies and didacticpedagogic proposal drafted to the area of expertise. Further research should further explore Revista EDaPECI Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais 48 A APROPRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INTERFACES DA WEB POR PROFESSORES DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL the topic in order to allow production of teaching materials for online environments that are relevant and appropriate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.relation.ispartofRevista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas, Comunicacionais e Interculturaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA apropriação e utilização de interfaces da web por professores da graduação presencialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute como o professor de graduação presencial se apropria e utiliza as interfaces da web para ampliar os espaços de formação. Para isso é necessário que professor participe de formações continuadas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades que permitam a produção de material didático para ambientes online. Descreve o processo de construção do material didático para ambientes de ensino e aprendizagem online e analisa as formas de como esse material didático foi elaborado. A base teórica do estudo se baseou nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (2007) e nos conceitos de texto e interação (POSSARI; NEDER, 2009). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, envolvendo as disciplinas atendidas pelo Edital 15/2010-UFAL, das quais, seis foram objeto de análise, sendo duas de cada área do conhecimento (humanas, exatas, saúde). A coleta de dados se deu a partir da análise dos materiais didáticos elaborados. Observou-se que a formação, para elaboração de material didático em ambientes online, priorizou a utilização de recursos midiáticos. Os resultados demonstraram que o professor cursista conheceu o AVA Moodle e suas interfaces de comunicação, utilizou os recursos midiáticos e estratégias de aprendizagem e elaborou proposta didático-pedagógica para área de conhecimento específico. Novas pesquisas devem explorar mais a temática a fim de permitir uma produção de material didático, para ambientes online, que sejam pertinentes e adequados.pt_BR
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