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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cabral, Alexandra Maria Rios | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8055489201436300 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Feitosa, Cid Olival | - |
dc.creator | Ferreira, Bruno Henrique Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1461825731328940 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T14:56:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19 | - |
dc.date.available | 2022-05-19T14:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Bruno Henrique Alves. Eficiência técnica: uma aplicação à análise envoltória de dados aos terminais portuários brasileiros no ano de 2019. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9118 | - |
dc.description.abstract | Não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise de envoltória de dados | pt_BR |
dc.subject | Transportes em containers | pt_BR |
dc.subject | Portos - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Integração vertical nas indústrias | pt_BR |
dc.subject | Custo de transação | pt_BR |
dc.subject | Data Envelopment Analysis (DEA) | pt_BR |
dc.subject | Data envelopment analysis | pt_BR |
dc.subject | Transport in containers | pt_BR |
dc.subject | Ports - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Vertical integration in industries | pt_BR |
dc.subject | Transaction cost | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.title | Eficiência técnica: uma aplicação à análise envoltória de dados aos terminais portuários brasileiros no ano de 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se propôs a mensurar a eficiência técnica relativa dos terminais portuários que movimentaram pelo menos 1% do total de contêineres, no Brasil, no ano de 2019. Para tanto foi utilizado o modelo DEA - Data Envelopment Analysis - orientado ao output. Foram utilizadas 6 variáveis sendo elas 3 inputs e 3 outputs. O cálculo da eficiência foi baseado nos modelos DEA, CCR e BCC. As variáveis inputs utilizadas foram: profundidade e comprimento médio dos berços, além da quantidade de berços. Já as variáveis outputs foram: quantidade de contêineres movimentados no ano, taxa de consignação e prancha média. O objetivo do trabalho foi calcular a eficiência técnica relativa, identificar os terminais que operaram com retornos variáveis de escala e apontar os benchmarking. Dentre os resultados encontrados pode-se destacar o fato de que 7 terminais foram considerados eficientes em ambos os modelos, com destaque para os terminais BTP, Santos Brasil e TVV. Constatou-se que apenas dois terminais - BTP e Terminal Portuário Do Pecém - operaram com retornos decrescentes de escala. O trabalho conclui que esta indústria está passando por importantes transformações via processo de integração seja ela vertical ou horizontal, e que isso impõe aos terminais menores um desafio para melhorar a produtividade e com isso se tornarem mais eficientes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Eficiência técnica uma aplicação à análise envoltória de dados aos terminais portuários brasileiros no ano de 2019.pdf | 5.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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