00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9107
Tipo: Dissertação
Título: Aplicativos de mensagens: whatsapp como espaço de interação e construção colaborativa do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Messaging Apllications: Whatsapp as space of interaction and collaborative construction of knowledge
Autor(es): Melo, Leandro Marques de
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: A disseminação das tecnologias digitais móveis, com seus vários recursos, tem crescido principalmente entre jovens e adolescentes em idade escolar. A inserção dessas tecnologias na rotina dos alunos constitui um desafio quando se pensa em encontrar propostas para integrar o uso delas na cultura escolar contemporânea. A concepção metodológica de educação híbrida já acena para esta inserção, possibilitando unir dois mundos, o da escola tal como está atualmente configurada e o mundo da cultura digital. Motivada por este cenário, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar as potencialidades do uso do aplicativo de mensagem Whatsapp na perspectiva da interação e construção colaborativa do conhecimento. Tendo por hipótese que o aplicativo de mensagem, veiculado por dispositivos móveis, como o smartphone, dinamiza o processo de ensino-aprendizagem e possibilita a interação e a construção colaborativa do conhecimento, esta investigação analisou o uso do Whatsapp, aplicado numa disciplina da educação básica, e avaliou a interação dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e a construção colaborativa de conhecimentos por meio do uso este aplicativo. Como fundamentação teórica, seguiu-se os conceitos de interação e colaboração, metodologias ativas e ensino híbrido com o uso das TDIC. A metodologia usada para esta abordagem qualitativa foi a pesquisa-ação desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na disciplina de Língua Portuguesa da turma de 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade de Palmeira dos Índios. A pesquisa desenvolveu-se em quatro fases: planejamento, com o levantamento de dados bibliográficos e estudo exploratório do problema da pesquisa; implementação na sala de aula de uma ação como proposta de inserção do aplicativo Whatsapp na perspectiva da interação e colaboração; coleta de dados a partir da experiência feita; análise e interpretação dos dados. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista ao professor, questionários destinados aos alunos e amostragem das mensagens extraídas do aplicativo no qual os alunos se comunicaram. Para verificação dos dados gerados, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, usando as categorias interação e colaboração. Os resultados obtidos demonstraram que o uso do aplicativo Whatsapp favoreceu a interação, aproximando mais os participantes dessa pesquisa e possibilitou uma aprendizagem significativa por meio da colaboração entre os sujeitos, ratificando assim as hipóteses. O estudo demonstrou ainda algumas limitações no uso do aplicativo para fins didáticos que requerem atenção do professor para atingir resultados satisfatórios.
Abstract: The spread of mobile digital technologies, with their many resources, has been growing mainly among young people and teenagers. The insertion of these technologies in the students' routine is a challenge when thinking about finding proposals to integrate their use in contemporary school culture. The methodological conception of blended education already beckons for this insertion, making it possible to unite two worlds, the school as it is currently configured and the world of digital culture. Motivated by this scenario, this research aimed to analyze the potentialities of using Whatsapp application from the perspective of interaction and collaborative construction of knowledge. Based on the hypothesis that the messaging application, carried by mobile devices, such as the smartphone, streamlines the teaching-learning process and enables the interaction and collaborative construction of knowledge, this research analyzed the use of Whatsapp, applied in a basic education discipline and evaluated the interaction of the subjects of the teaching-learning process and the collaborative construction of knowledge through the use of this application. The theoretical foundation followed the concepts of interaction and collaboration, active methodologies and hybrid teaching with the use of ICDT. The methodology used for this qualitative approach was the action research applied in the first semester of 2019, in the Portuguese Language class of the 9th grade elementary school of a private school in the city of Palmeira dos Índios. The research was developed in four phases: planning, with bibliographic data collection and exploratory study of the research problem; implementation in the classroom of an action as a proposal to insert the Whatsapp application from the perspective of interaction and collaboration; data collection from the experience made; data analysis and interpretation. The instruments for data collection were the interview with the teacher, questionnaires for students and sampling of messages extracted from the application in which the students communicated. To verify the generated data, we applied the technique of content analysis, using the categories interaction and collaboration. The results showed that the use of the Whatsapp application favored interaction, bringing participants closer to this action research and enabled a significant learning through collaboration between the subjects, thus ratifying the hypotheses. The study also showed some limitations in the use of the application for teaching purposes that require the teacher's attention to achieve satisfactory results.
Palavras-chave: Aplicativos de mensagens
Whatsapp
Interação
Colaboração
Messaging Applications
Interaction
Collaboration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Leandro Marques de. Aplicativos de mensagens: whatsapp como espaço de interação e construção colaborativa do conhecimento. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9107
Data do documento: 25-out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicativos de mensagens - whatsapp como espaço de interação e construção colaborativa do conhecimento.pdf2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.