00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9099
Tipo: Tese
Título: O “fator tempo” como eixo da teorização saussuriana sobre a língua
Título(s) alternativo(s): The "time factor" as the axis of saussure's theorization on language
Autor(es): Lima, Dayanne Teixeira
Primeiro Orientador: Faria, Núbia Rabelo Bakker
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Maria Fausta Cajahyba Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marcen de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Sedrins, Adeilson Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee4: Paula, Aldir Santos de
Resumo: A reflexão sobre o “fator Tempo” é constante na teorização de Saussure. Em vários momentos de seu percurso teórico, o linguista genebrino insiste no fato de que o Tempo altera a língua e se questiona sobre quais as implicações desse fato incontestável para a linguística. Tais elaborações podem ser encontradas tanto no Curso de linguística geral, obra póstuma publicada em 1916, quanto nas fontes manuscritas. Esses manuscritos, em particular, revelam que a inquietação do linguista/professor genebrino em relação ao “fator Tempo” surge muito antes dos três cursos de linguística geral ministrados por Saussure em Genebra no período de 1907-1911, cursos estes que, como é demasiadamente sabido, deram origem ao livro que foi publicado em seu nome. Os desdobramentos dessa reflexão também são bastante conhecidos: a formulação do par conceitual sincronia/diacronia e a consequente bifurcação da linguística em sincrônica e diacrônica. Esses conceitos, unidos aos de língua e fala, se estabeleceram como princípios norteadores da linguística, provocando uma revolução teórico-metodológica na área. Contudo, em razão de uma vulgarização do pensamento saussuriano, é comum haver um reducionismo das noções saussurianas de sincronia e diacronia, por vezes compreendidas unicamente como uma escolha metodológica necessária. Partindo desse pressuposto, o objetivo principal desta tese é investigar os desdobramentos teóricos da incidência do “fator Tempo” sobre a teorização saussuriana acerca da língua. Partimos da hipótese de que o “fator Tempo” opera como o eixo dessa teorização: ao se interrogar constantemente sobre a natureza da língua, Saussure convoca o Tempo como um “princípio absoluto” que atua não só para a delimitação da langue, como também para o estabelecimento dos princípios teóricos e metodológicos em que se é possível elegê-la como o objeto linguístico. Nessa perspectiva, assumimos com Chiss (1978) que, ao nomear os conceitos de sincronia e diacronia, Saussure estabelece mais do que uma operação metodológica; trata-se sobretudo de uma operação epistemológica fundamental para a ciência linguística. Para cumprirmos nosso objetivo, buscamos nos aproximar das aulas de Saussure em Genebra por entendermos que o acontecimento do ensino foi determinante para a sua elaboração teórica acerca da relação entre o “fator Tempo” e a língua. A maneira como esse ensino foi interpretado e materializado posteriormente no CLG também é uma questão que se impõe, uma vez que ela testemunha a repercussão e o potencial teórico das últimas lições de Saussure. Por essa razão, o corpus desta pesquisa é composto por dois momentos singulares de sua atuação: pelas notas preparatórias para a série de três Conferências proferidas pelo genebrino na Universidade de Genebra (1891), que marcam seu retorno à terra natal e inauguram o seu ensino nesta instituição, e pelos cadernos de Constantin relativos ao III Curso (1910-1911) em cotejo com notas preparatórias de Saussure para esse curso e com o CLG (1916), ou seja, suas aulas derradeiras sobre linguística geral.
Abstract: The reflection on the “Time factor” is constant in Saussure's theorizing. At various points in his theoretical career, the Genevan linguist insists on the fact that Time alters language and asks himself about the implications of this incontestable fact for linguistics. Such elaborations can be found both in the Course of General Linguistics, a posthumous work published in 1916, and in the manuscript sources. These manuscripts, in particular, reveal that the concern of the Genevan linguist/professor in relation to the “Time factor” arises long before the three courses in general linguistics taught by Saussure in Geneva in the period 1907-1911, courses which, as it is too much. known, gave rise to the book that was published in their name. The consequences of this reflection are also well known: the formulation of the conceptual pair synchrony/diachrony and the consequent bifurcation of linguistics into synchronic and diachronic. These concepts, together with those of language and speech, established themselves as guiding principles of linguistics, causing a theoretical-methodological revolution in the area. However, due to a vulgarization of Saussurean thought, it is common to have a reductionism of Saussurean notions of synchrony and diachrony, sometimes understood only as a necessary methodological choice. Based on this assumption, the main objective of this thesis is to investigate the theoretical consequences of the incidence of the “Time factor” on Saussurean theorizing about language. We start from the hypothesis that the "Time factor" operates as the axis of this theorization: by constantly questioning himself about the nature of language, Saussure summons Time as an "absolute principle" that acts not Only for the delimitation of langue, but also for the establishment of theoretical and methodological principles in which it is possible to elect it as the linguistic object. From this perspective, we assume with Chiss (1978) that, by naming the concepts of synchrony and diachrony, Saussure establishes more than a methodological operation; it is above all a fundamental epistemological operation for linguistic science. In order to fulfill our objective, we sought to approach Saussure's classes in Geneva, as we understand that teaching event was crucial for his theoretical elaboration about the relationship between the “Time factor” and language. How this teaching was interpreted and materialized later in the CLG is also an importante question, as it bears witness to the repercussions and theoretical potential of Saussure's last lessons. For this reason, the corpus of this research is composed of two unique moments of his performance: the preparatory notes for the series of three Lectures given by the Genevan at the University of Geneva (1891), which mark his return to his homeland and inaugurate his teaching at this institution, and by Constantin's notebooks relating to the III Course (1910- 1911) in comparison with Saussure's preparatory notes for this course and with the CLG (1916), that is, his final classes on general linguistics.
Palavras-chave: Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 - Estudo e ensino
Língua
Sincronia e diacronia
Saussure
Language
“Time factor”
Synchrony and diachrony
Saussure teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: LIMA, Dayanne Teixeira.O “fator tempo” como eixo da teorização saussuriana sobre a língua. 2021. 171 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9099
Data do documento: 17-set-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O fator tempo como eixo da teorização saussuriana sobre a língua.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.