00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9097
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto do uso da tecnologia enquanto estratégia didática no ensino de literatura em língua inglesa: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): The impact of the use of technology as didactic strategy in the teaching of literature in the English language: a reported experience
Autor(es): Pereira, Waleska Maria de Souza
Primeiro Orientador: Freitas, Juliano Bezerra Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee2: Stella, Paulo Rogério
Resumo: Os avanços científicos e tecnológicos estão em praticamente todas as áreas de nossa rotina pessoal e profissional, inclusive na educação. A tecnologia vem sendo agregada a profissão de professor através do uso de computadores, smartphones e aplicativos. Este trabalho, intitulado O IMPACTO DO USO DA TECNOLOGIA ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA:RELATO DE EXPERIÊNCIA, desenvolveu-se no contexto da Graduação de Letras Inglês - UFAL. Meu objetivo geral com esta pesquisa foi refletir a respeito do uso da tecnologia como forma de contribuição ao ensino de literatura em língua inglesa em uma escola regular e como os docentes podem incrementar sua rotina e planejamento de aula de forma associativa com a proposta de usar tecnologia. Para atingir meu objetivo geral, identifiquei-me com ideias de autores como Braga (2013) e Santaella (2005), a respeito de hibridização de linguagens, entre outros autores. No decorrer da pesquisa, observei que existem inúmeros questionamentos provocados acerca dos impactos no desenvolvimento cognitivo e social causados pela exposição de um aluno ao uso da tecnologia no ensino regular, especialmente ao ensino da disciplina de Literatura em Língua Inglesa, objeto deste estudo. Assim, estabeleci três objetivos específicos; no primeiro realizar uma breve revisão de literatura a fim de entender como o professor deve estar preparado para atuar nesse cenário. No segundo, como será a contribuição do uso do recurso da tecnologia no ensino regular da disciplina de Literatura em Língua Inglesa. E no terceiro, refletir sobre impactos do uso desse recurso tecnológico no desenvolvimento cognitivo do aluno. Esse trabalho está dividido em seis seções. No primeiro apresento uma breve introdução do termo tecnologia como contribuição ao processo de ensino. No segundo apresento a tecnologia e alguns recursos tecnológicos. No terceiro discorro sobre os contextos relacionado a formação tradicional do professor e sua metodologia, Já no quarto, trato do perfil do professor contemporâneo e a importância da formação continuada para professores na era da tecnologia. No quinto ressalto sobre o impacto que a tecnologia pode trazer ao processo de aprendizagem e a sua provável eficácia, como uma ferramenta de apoio ao docente no ensino regular, e como isto pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem. No sexto e última seção faço a contextualização da pesquisa através do relato de experiência. Analiso e reflito como os recursos tecnológicos podem contribuir com eficiência, uma vez que o uso desses recursos é somatório ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Scientific and technological advances are present in practically all areas in our personal and professional daily lives, including in the educational area. Technology has been incorporated into the teaching profession by the use of computers, smartphones and applications. This paper – THE IMPACT OF THE USE OF TECHNOLOGY AS DIDACTIC STRATEGY IN THE TEACHING OF LITERATURE IN THE ENGLISH LANGUAGE: A REPORTED EXPERIENCE – was developed during my Undergraduate English Language Course at UFAL. The general purpose of the study was to reflect on technology as a form of contribution to the teaching of literature in the English language in a regular school, and how teachers may enhance their routine and class planning by using such resource. In order to achieve the general purpose, I used as theoretical basis, among other authors, Braga (2013) and Santaella (2005), as I found their ideas of language hybridization pertinent. Along the research, I observed that there are several issues related to cognitive and social development caused by the impact of exposing students to technology in the regular schools, especially regarding the teaching of the subject Literature in the English Language. Therefore, I set three specific objectives. The first one was to review literatures in the area, in order to understand how teachers must be prepared to work in such scenario. The second one was to establish how technological resources can contribute to the regular teaching of the subject Literature in the English Language. The third objective was to analyze the impacts of technological resources on students’ cognitive development. I have divided this paper into six chapters. In the first one, I present a brief introduction of the term technology as contribution to the teaching process. In the second chapter I address technology and some technological resources. The third chapter shows the contexts related to the traditional teachers’ education and its methodology. The fourth chapter demonstrates the contemporary teacher profile and the importance of continued teacher training in the era of technology. The fifth chapter deals with the impact technology may have on the learning process, and its probable efficacy, as a support tool for teachers in regular schools, and how it may potentialize the teaching and learning process. In the final chapter I contextualize the study by writing my experience report. I analyze and reflect on how technological resources can be efficient, as they contribute and add to the teaching and learning process.
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Educação e tecnologia
Literatura em língua inglesa - Estudo e ensino
Didática
Teaching - Auxiliary means
Education and technology
Literature in the English language - Study and Teaching
Didactics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: PEREIRA, Waleska Maria de Souza. O impacto do uso da tecnologia enquanto estratégia didática no ensino de literatura em língua inglesa: relato de experiência. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9097
Data do documento: 8-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.