00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lôbo, Mariana Lima Lopes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764539432207360pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Thays da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3607434852637455pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Flavia de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7154072360809769pt_BR
dc.creatorSilva, Izael Gomes da-
dc.date.accessioned2022-05-17T15:58:52Z-
dc.date.available2022-05-17-
dc.date.available2022-05-17T15:58:52Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationSILVA, Izael Gomes da. Estudo de caso: avaliação da percepção dos usuários do ateliê de desenho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL). 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9085-
dc.description.abstractThe curriculum of the Design course at the Federal University of Alagoas has a workload predominantly focused on practical activities. These are carried out in person in spaces such as the drawing studio. Since most students who enter the Design course have their first contact with the course environment by staying in the studio, the present research is focused on the investigation of this space in order to propose changes to improve its use. Based on the project planning methodology proposed by Karlen (2010), we built a Diagnosis and Prognosis table, pointing out possible solutions to the problems of ergonomics, use of furniture, thermal, lighting and acoustic comfort, experienced by the students of the course. A case study was carried out based on the conditions of the FAU/UFAL design studio, in the pandemic and post-pandemic context, as well as on the results of the analyzes arising from the application of a qualitative quantitative questionnaire. We conclude that it is possible to make changes in the space of the design studio that do not need to change the structure of the environment, but rather in the reorganization and adaptation of the existing space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAteliê de desenho - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFAL)pt_BR
dc.subjectConforto ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção dos usuáriospt_BR
dc.subjectDesign de interiorespt_BR
dc.subjectInterior designpt_BR
dc.subjectEnvironmental comfortpt_BR
dc.subjectDesign studio - Faculty of Architecture and Urbanism (UFAL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleEstudo de caso: avaliação da percepção dos usuários do ateliê de desenho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL)pt_BR
dc.title.alternativeCase Study: Evaluation of user` Perception of the Drawing Atelier of the Faculty of Architecture and Urbanism (FAU/UFAL)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA matriz curricular do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas possui carga horária predominantemente voltada para atividades práticas. Estas são realizadas presencialmente em espaços como o ateliê de desenho. Visto que a maioria dos alunos que ingressam no curso de Design têm o primeiro contato com o ambiente do curso pela permanência no ateliê, a presente pesquisa é voltada para a investigação deste espaço a fim de propormos mudanças para a melhoria do seu uso. Com base na metodologia de planejamento projetual proposta por Karlen (2010), construímos um quadro de Diagnóstico e Prognóstico, apontando possíveis soluções para os problemas de ergonomia, uso do mobiliário, conforto térmico, lumínico e acústico, experienciados pelos alunos do curso. Foi realizado estudo de caso com base nas condições do ateliê de desenho da FAU/UFAL, no contexto pandêmico e pós-pandêmico, assim como no resultado das análises oriundas da aplicação de questionário quantitativo qualitativo. Concluímos que é possível realizar mudanças no espaço do ateliê de desenho que não precisam implicar na alteração da estrutura do ambiente, mas na reorganização e adaptação do espaço já existente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.