00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8226-2466pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee2Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5915-6742pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.creatorSilva, Luciene Amaral da-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5582-2787pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798842790799032pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T19:23:13Z-
dc.date.available2022-05-16-
dc.date.available2022-05-16T19:23:13Z-
dc.date.issued2015-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, Luciene Amaral da. Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9076-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the reasons which three schools of the 6th Regional Coordination of Education belonging to the State Secretariat for Alagoas Education to spend the teachers indication for the provision of school manager function within an implanted democratic management process the state public school system since 1999. The time frame in which it based the research was the election for school manager in 2013, ie the last process for school manager of election in the state of Alagoas. The thesis makes a survey of election in the state system during this period to see if the phenomenon of statement was spot just in the schools of Alagoas hinterland or had repercussions at state level. The survey also sought through the subjects' discourse the motives for the withdrawal of teachers, segment fit the law, not to apply for school manager function, leading schools to go through the nomination process. It used the qualitative quantitative method with semi-structured interviews as a data collection tool and using the theoretical framework of the French current discourse analysis whose founder Pêcheux for analysis and processing of data. Based on the understanding that the democratic management is a process of conscious participation of the subjects to which democracy is actually exercised in the school environment, the dissertation sought in several authors as Paro (2001; 2003; 2005; 2007); Gold (1990; 1998); Time (1994); Lück (2005; 2010); Araújo (2007), Cruz Neto (2013; 2014), Silva Junior (2002), Neves (2005), Bordignon and Gracindo (2006) among others, contextualize the democratic management within the country's democratization process and point out elements for understanding the phenomenon of indication what.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEleição de Gestorpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEducational Policypt_BR
dc.subjectManager electionpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleLimites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar quais os motivos que levaram três escolas da 6a Coordenadoria Regional de Educação pertencente à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas a passarem pela indicação de professores para o provimento da função de gestor escolar dentro de um processo de gestão democrática implantado na rede pública estadual de ensino desde 1999. O recorte temporal em que se baseou a pesquisa foi a eleição para gestor escolar no ano de 2013, ou seja, o último processo para eleição de gestor escolar no estado de Alagoas. A dissertação faz um levantamento da eleição na rede estadual nesse período para perceber se o fenômeno da indicação era local, apenas nas escolas do sertão alagoano ou se tinha repercussão em nível de estado. A pesquisa buscou também através dos discursos dos sujeitos os motivos que levaram a desistência dos professores, segmento apto pela legislação, a não se candidatar à função de gestor escolar, levando as escolas a passarem pelo processo de indicação. Usou-se o método quantitativo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados e a utilização do referencial teórico da Análise do Discurso de corrente francesa que tem como fundador Michel Pêcheux para análise e tratamento dos dados. Partindo do entendimento de que a gestão democrática é um processo de participação consciente dos sujeitos para que a democracia seja de fato exercitada em âmbito escolar, a dissertação buscou em diversos autores como Paro, (2001; 2003; 2005; 2007); Dourado, (1990; 1998); Hora, (2006); Lück, (2005; 2010); Araújo, (2007), Cruz Neto (2013; 2014), Silva Júnior (2002), Neves (2005), Bordignon e Gracindo (2006) dentre outros, contextualizar a gestão democrática dentro do processo de redemocratização do país e apontar elementos como interesses pessoais, legislação defasada, más condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação, para compreensão do fenômeno da indicação que acontece no estado de Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Limites e desafios da gestão democrática na escola pública - um estudo a partir do sertão alagoano.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.