00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das práticas de sala de aula no modelo remoto: estudo das tensões emocionais discursivas na aprendizagem em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Analysis of classroom practices in the remote model: study of discursive emotional tensions in learning in times of pandemic
Autor(es): Silva, Jéssica Toledo da
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Lorena Araújo de Oliveira
Resumo: Este trabalho buscou descrever os maiores desafios de um estudo remoto emergencial,enfrentados por uma aluna do curso superior de Direito no estado de Alagoas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Essa modalidade de ensino está sendo uma realidade educacional em diferentes âmbitos, e, portanto, é uma discussão atual na sociedade contemporânea. A escolha da pesquisa surgiu num momento em que estávamos vivendo o distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no início de março de 2020, quando medidas preventivas e alternativas (SANTOS, 2020), estavam sendo tomadas atingindo escolas e reuniões, e, não havia, devido a isso, possibilidade de observação de aulas na pesquisa de graduação. Concebemos, para o desenvolvimento da pesquisa, que os discursos (BAKHTIN, 2003) permeiam as práticas sociais e constroem sentidos que as constituem e nosso objetivo foi problematizar as práticas discursivas que foram vivenciadas por essa aluna e visou refletir sobre a aprendizagem, as tensões emocionais discursivas (SILVA E SOUTO MAIOR, 2020), a interação professor/aluno e relevância dos letramentos digitais (REZENDE, 2016) nesse contexto. Assim, nossas perguntas de pesquisa foram: quais os possíveis desafios da prática do estudo/ensino remoto emergencial, levando em consideração as demandas sobre o letramento digital para a efetivação das atividades? Qual a possível interferência das tensões emocionais discursivas na aprendizagem, em tempos de pandemia? Como se deu a interação professor/aluno a partir dos meios digitais utilizados para o acontecimento das aulas? Esta pesquisa qualitativa, que se situou no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; SOUTO MAIOR, 2018), fez uso dos estudos interpretativistas dos discursos e, para realizá-la, utilizamos algumas abordagens qualitativas (LESSA, 2008) para a coleta de dados, dentre as quais se destacam: a observação participante de abril a junho de 2020, com registros em dez diários de campo e aplicação de questionário estruturado para cinco dos/as discentes. Assim sendo, pensamos, junto a Santos (2010), que a busca de uma fundamentação educacional responsável seja o espaço da informação, da criação, da crítica e da autocrítica, do censo e do contrassenso, da busca de uma educação mais acolhedora no momento. Precisamos que voltemos o olhar para uma educação de construção, de transformação coletiva de uma práxis diária.
Abstract: This work seeks to describ the biggest challenges of an emergency remote study, faced by a student of the law course in the state of Alagoas due to the pandemic of the new coronavirus. This teaching modality is being an educational reality in different spheres, and, therefore, it is a current discussion in contemporary society. The choice of the research came at a time when we were experiencing social detachment, due to the pandemic of the new coronavirus (COVID-19), in early March 2020, when preventive and alternative measures (Santos, 2020) were being taken to reach schools and meetings, and, because of this, there was no possibility of observing classes in undergraduate research. We conceive for the development of the research that the speeches (BAKHTIN, 2003) permeate the social practices and constructo meanings that constitute them.Our goal was to problematize the discursive practices that were experienced and aims to reflect on this student learning, the discursive emotional tensions (SILVA; SOUTO MAIOR, 2020), the teacher/student interaction and the relevance of digital literacies (REZENDE, 2016) in this context. Thus, our research questions were: what are the possible challenges of the practices of emergency remote study/teaching, taking into account the demands on digital literacy for the realization of activities? What is the possible interference of discursive emotional tensions in learning in times of pandemic? How the teach/student interaction took place using the digital media used for the classes? This qualitative research, which whas situated in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2016; SOUTO MAIOR, 2018), makes use of the interpretative studies of the speeches. In order to do it, we used some techniques (LESSA, 2008) for data collection, drent which stand out: the participant observation, with records of field diaries and application of a structered questionnaire. Therefore, we think, together with Santos (2010), that the search for a responsible educational foundation is the space of information, creation, criticism and self- criticism, of the census and the conter-sense, of the moment. We need to look again at a construction aducation, a colletive transformation of a daily práxis.
Palavras-chave: Estudo remoto
Ensino aprendizagem
Pandemia
Práticas discursivas
Remote study
Teaching learning
Pandemic
Discursive practices
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, Jéssica Toledo da. Análise das práticas de sala de aula no modelo remoto: estudo das tensões emocionais discursivas na aprendizagem em tempos de pandemia. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9069
Data do documento: 2-jun-2021
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