00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9064
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-Saúde/GraduaSUS
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity of teaching in the health in the preceptorship of the PET-Health/GraduaSUS
Autor(es): Jesus, Laise Carla Lira de
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Bárbara Patrícia da Silva
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de Pós-Graduação de Ensino na Saúde (PPES) pertencente à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído das seguintes seções: apresentação; dissertação, baseada na pesquisa intitulada “Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-Saúde/GraduaSUS”; e dois produtos educacionais, ligados diretamente à dissertação. Ao final, são apresentadas as considerações gerais do TACC e disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são delineadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa. A dissertação, construída tendo como base o Construcionismo Social, apresentou como principal objetivo investigar as controvérsias nas conversas entre os/as preceptores/as do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS (PET-Saúde/GraduaSUS) sobre interdisciplinaridade do ensino na saúde. A pesquisa foi realizada com preceptores do programa (PET-Saúde/GraduaSUS/ 2016-2018) de uma universidade pública do interior de Alagoas, sendo utilizada como produção da informação a técnica da Roda de Conversa. As informações foram analisadas tendo como fundamento as práticas discursivas, oferecendo como resultados cinco conjuntos de sentidos: perfil formativo; interdisciplinaridade; processos de formação; relações de poder; desafios. Como produtos foram escritos: um infográfico sobre Rodas de Conversa e um artigo de revisão integrativa sobre interdisciplinaridade no contexto do PET-Saúde. Este estudo procura contribuir no entendimento sobre interdisciplinaridade no contexto do ensino na saúde, bem como na formação de preceptores, colaborando para ampliação e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, na perspectiva de aproximar os profissionais de saúde da universidade, corresponsabilizando-se na formação de discentes críticos e construtores do fazer coletivo nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Abstract: This Academic Course Completion Work (TACC) of the Graduate Program in Health Education (PPES) belonging to the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas consists of the following sections: presentation; dissertation, based on the research entitled “Interdisciplinarity of teaching in the health in the preceptorship of the PET-Health/GraduaSUS”; and two education products, directly linked to the dissertation. At the end, the general considerations of the TACC are presented and the appendices and annexes are made available. In the presentation, the personal motivations that led to the research are outlined. The dissertation, built on the basis of Social Constructionism, had as its main objective to investigate the controversies in the conversations between the preceptors of the Education through Work Program for Health/ GraduaSUS (PET-Health/GraduaSUS) on interdisciplinarity of teaching in Cheers. The research was carried out with preceptors of the program (PET-Health/GraduaSUS / 2016-2018) from a public university in the interior of Alagoas, using the Conversation Wheel technique to the produce the information. The information was analyzed based on discursive practices, offering five sets of meanings as a result: formative profile; interdisciplinarity; training processes; power relations; challenges. As products were written: a infographic on Conversation Wheels and an integrative review article on interdisciplinarity in the context of PET-Health.This study seeks to the contribute to the understanding of interdisciplinarity and its implications in the context of health education, as well as in the training of preceptors in the interior of Alagoas, collaboration to expand and strengthen the teaching-service-community integration, with a view to bringing health professionals closer together university and co-responsible for the critical students and builders collective action in the scenarios of practices of the Unified Health System (SUS).
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Preceptoria
Políticas Públicas
Serviços de Integração docente-assistencial
Interdisciplinary
Preceptorship
Public policy
Teaching-assistance integration services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: JESUS, Laise Carla Lira de. Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-Saúde/GraduaSUS. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9064
Data do documento: 27-out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-Saúde/GraduaSUS..pdf3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.