00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pitombeira, Cátia Veneziano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Lucas Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141687357119122pt_BR
dc.creatorSantos, Wellison Barbosa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269420467815576pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T17:08:26Z-
dc.date.available2022-05-12-
dc.date.available2022-05-12T17:08:26Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Wellison Barbosa dos. Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras–Inglês – Ensino a distância) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9063-
dc.description.abstractWith the influence of globalization and the need for intercultural communication, the English language acquired great utility, being the language of technology and business; the most studied language in the world (RICHARDS and RODGERS, 2001). The purpose of this research is to observe the panorama of language teaching methods based on the assumption of understanding that there is not one better than another, but there are better methods for each specific audience (PRABHU, 1990) highlighting the translation as favorable to the language teaching (LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), through the use of music as a creative, dynamic and captivating medium. We present as a theoretical foundation in the field of study methods (UPHOFF, 2008; JALIL and PROCAILO, 2009), the relevance of translation for the study of the English language (CAMPOS, 1986; LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), and the application of music in English language teaching (GOBBI, 2011; BELARMINO, 2012; BONATO, 2014). The qualitative research analyzed the application of a class during a supervised internship period using translation and music, followed by an investigation of the official documents of the Ministry of Education, PCN and BNCC and ending with a proposal for a new class with a popular song for high school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMúsica - Traduçãopt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMusic - Translationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning of English language: the music and translation as a pedagogical propose for the High Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a influência da globalização e necessidade de comunicação intercultural, a língua inglesa adquiriu grande utilidade, sendo a língua da tecnologia e dos negócios; a língua mais estudada no mundo (RICHARDS e RODGERS, 2001). A proposta da presente pesquisa é observar o panorama dos métodos de ensino de línguas a partir do pressuposto da compreensão de que não há um melhor do que outro, porém há métodos melhores para cada público específico (PRABHU, 1990) destacando a tradução como favorável ao ensino de línguas (LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), por meio da utilização de música como meio criativo, dinâmico e cativante. Apresentamos como fundamentação teórica na área de métodos de estudo (UPHOFF, 2008; JALIL e PROCAILO, 2009), a relevância da tradução para estudo da língua inglesa (CAMPOS, 1986; LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), e a aplicação da música no ensino de língua inglesa (GOBBI, 2011; BELARMINO, 2012; BONATO, 2014). A pesquisa qualitativa teve como análise a aplicação de uma aula em período de estágio supervisionado utilizando-se a tradução e música, seguida de uma investigação sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação, PCN e BNCC e finalizando com proposta de nova aula com uma música popular para alunos do ensino médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio.pdf595.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.