06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9058
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: música na literatura infantil: as cantigas de roda como proposta lúdica e pedagógica para o letramento e alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Silvânia Cardeal dos
Primeiro Orientador: Matias, Thiago Trindade
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Ferreira da
Resumo: Este estudo discorre sobre importância do uso metodológico da música na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, sob foco a cantiga de roda para promover interação lúdica e suporte ao processo de alfabetização e letramento. Nesse aspecto, questiona-se qual a importância estratégica do uso da música e nela as cantigas de roda para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação infantil e nos anos iniciais? Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e documental, subsidiando sua fundamentação a partir de consultas, fichamentos e análises em fontes já publicadas sobre a temática envolvida; mostra também uma pesquisa qualitativa pelo tratamento dialético ao contexto dissertado. O objetivo do estudo é validar a importância metodológica da música e nela as cantigas de roda para o processo de letramento e alfabetização na educação infantil e séries iniciais. O estudo surge a partir de um estágio de observação, no qual notamos que o professor trabalhava as cantigas de roda apenas para estudo de aspectos gramáticas. Usou-se como fundamentação teórica e de análise a BNCC, que pretende assegurar uma formação humana integral com foco na construção de uma sociedade inclusiva, justa e democrática; Souza (2017), que discorre sobre como cantar leva a criança a conhecer histórias e aprender a ler melhor; Silva (2017) que relata como a música leva ao conhecimento intercultural, entre outros teóricos que contribuíram direta ou indiretamente com o nosso estudo. Em seus principais apontamentos, o estudo resulta que a música, as cantigas de roda estão referenciadas como propostas metodológicas e alternativas ludo-pedagógicas auxiliando com estratégias o trabalho docente na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Consignou-se também que a literatura infantil brasileira absorve as cantigas de roda como parte de sua epistemologia.
Abstract: This study on the importance of the methodological use of early childhood education and in the early grades of elementary school, focusing on the nursery rhyme to promote playful interaction and support the literacy and literacy process. In this aspect, the question is what is the strategic importance of the use of music and in it as nursery rhymes for the teaching and learning process of children in early childhood education and in the early grades? This study is characterized as a bibliographical and documental research from bibliographical and documental research, annotations to published researches on a research in already published sources; it also shows a qualitative research for the dialectical treatment of the discoursed context. The education objective of the study is to validate the methodological importance of music and in them as circle songs for the literacy and literacy process in childhood and in the early grades. The study arises from an observation stage, not like study class notes just for studies of analysis aspects. Use the theoretical foundation and analysis of the BNCC, which intends to ensure an integral human formation with a focus on building an inclusive society that is fair and democratic; Souza (2017), who disagrees about how singing leads children to know stories and learn to read better; Silva (2) to knowledge as our music, among other theorists who were hired directly for our partnership with our study. In education, its main notes, the study results that music, as nursery rhymes referenced as methodological proposals and ludopedagogical alternatives auxiliary with teaching work strategies in early childhood education and in the early years of basic education. It was also consigned that Brazilian children's literature absorbs as nursery rhymes as part of its epistemology.
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Cantigas de roda
Música
Letramento
Alfabetização
Ludicidade
Early Childhood Education
Wheel Songs
Songs
Curricular Methodological Proposal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Silvânia Cardeal dos. A música na literatura infantil: as cantigas de roda como proposta lúdica e pedagógica para o letramento e alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9058
Data do documento: 4-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.