00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Amurabi Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7856-1196pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355859619672329pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1525-3564pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Amaury Cesar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0617279439250858pt_BR
dc.creatorFerreira, Vanessa do Rêgo-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2819-2660pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597144067565703pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T20:05:30Z-
dc.date.available2022-05-10-
dc.date.available2022-05-10T20:05:30Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vanessa do Rêgo. A construção dos referenciais curriculares de sociologia em Alagoas. 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9056-
dc.description.abstractThis research aimed to outline the construction of Curriculum Benchmarks of the discipline of sociology, which occurred during the Reform of Basic Education Curriculum Benchmarks of State Network of Alagoas State of Education. Whereas some variables, the first refers to its incorporation to the area of Human Sciences; the second variable is the relationship between the curriculum normative question (the reference itself) with the construction of curricula individually by teachers who participated in this process. To understand the object, we use the Curriculum Critical Theory, emerging theoretical current New Sociology of Education. We seek to understand the perspective of the curriculum as an emerging social construction of the formal curriculum and lived curriculum. To this assertion in the studies, first used the ethnography of public meetings of the construction of the curriculum framework of Sociology; subsequently appealed to the construction of references for the Humanities; followed by the construction of didactic and methodological guidelines; finished with the First Meeting for the Implementation of the Benchmarks. All meetings were held in the city of Maceio, capital of AL, between the years 2013 and 2014. The different positions and perspectives of sociology teachers, who participated in the reform, indicate that their respective formations influence in building their resumes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Sociologiapt_BR
dc.subjectCurrículo - Sociologia.pt_BR
dc.subjectReferenciais Curricularespt_BR
dc.subjectSociology - Educationpt_BR
dc.subjectSociology curriculumpt_BR
dc.subjectCurriculum frameworkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção dos referenciais curriculares de sociologia em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeConstruction of reference of sociology curriculum in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou delinear a construção dos Referenciais Curriculares da disciplina de Sociologia, que ocorreu durante a Reforma dos Referenciais Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Considerando algumas variáveis, a primeira refere-se à sua incorporação à área das Ciências Humanas; a segunda variável é a articulação entre a questão curricular normativa (o próprio referencial) com a construção dos currículos, individualmente, pelos professores que participaram deste processo. Para compreender o objeto, utilizamos a Teoria Crítica do Currículo, emergente da corrente teórica da Nova Sociologia da Educação. Procuramos compreender a perspectiva do currículo enquanto uma construção social emergente do currículo prescrito e do currículo vivido. Para tal assertiva nos estudos, primeiramente utilizou-se a etnografia das reuniões públicas da construção do referencial curricular de Sociologia; posteriormente, recorreu-se à construção dos referenciais para as Ciências Humanas; seguido da construção das orientações didático-metodológicas; finalizou-se com o I Encontro para a Implementação dos Referenciais. Todos os encontros foram realizados na cidade de Maceió, capital de AL, entre os anos de 2013 e 2014. Os diferentes posicionamentos e perspectivas dos docentes de Sociologia, os quais participaram da reforma, indicam que suas respectivas formações influenciam na construção de seus currículos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção dos referenciais curriculares de sociologia em Alagoas.pdf2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.