00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9041
Tipo: Tese
Título: O Jogo Didático no Ensino de Química: contextualização e proposta
Título(s) alternativo(s): Didactic Games in the Teaching of Chemistry: contextualization and proposal
Autor(es): Lira, Fabrício Lúcio Cansanção
Primeiro Orientador: Tonholo, Josealdo
metadata.dc.contributor.referee1: Navarro, Daniela Maria do Amaral Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Diógenes Meneses dos
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee5: Porto, Ricardo Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de um jogo didático para ser usado nas aulas de Química do Ensino Médio, tendo como tema norteador a cadeia produtiva da indústria de cloro-soda. A indústria mundial vem passando por grandes transformações. Para acompanhar tais mudanças, o sistema educacional procurou impulsionar seus métodos de ensino por meio de metodologias alternativas, entre as quais podemos destacar o jogo didático. O jogo é usado pelo homem desde a antiguidade, principalmente como forma de lazer; porém, nas últimas décadas, passou a fazer parte do cotidiano da sala de aula, com objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. O jogo didático é visto pelos profissionais da Educação como um recurso pedagógico que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Este trabalho traz um panorama histórico e conceitual sobre o jogo e sua relação com a sociedade e o contexto educacional. Além disso, apresenta uma visão sobre o processo da indústria de cloro-soda e seus impactos na economia e na sociedade. Os aspectos pedagógicos para a inserção de um jogo didático no ensino de Química e no contexto educacional ficaram por conta das teorias da aprendizagem e da BNCC. Assim, como ferramenta de ensino inovadora, foi criado o QUIMIQUEST Indústria de Cloro-soda, que, além de instigar o processo de ensino-aprendizagem de forma motivadora e dinâmica, leva os alunos do Ensino Médio a compreenderem os conceitos básicos relacionados à Química e à cadeia produtiva da indústria de cloro-soda.
Abstract: The general objective of the present work is to develop a didactic game to be used in high school chemistry classes, having as its guiding theme the production chain of the chlorine-soda industry. The world industry has been going through great transformations. To keep up with these changes, the educational system has sought to boost its teaching methods through alternative methodologies, among which we can highlight didactic games. Games have been used by humankind since ancient times, mainly as a form of leisure; however, in the last decades, they have become part of the daily routine in the classroom, with the objective of making classes more dynamic and attractive. A didactic game is seen by education professionals as a pedagogical resource that can facilitate the teaching-learning process in the classroom. This study presents a historical and conceptual overview of games and their relationship with society and the educational context. In addition, it provides an insight into the processes of the chlorine-soda industry and its impacts on the economy and in society. The pedagogical aspects for the insertion of a didactic game in Chemistry teaching and in the educational context were based on learning theories and the BNCC (Government Approved Brazilian Common Core Curriculum). Thus, as an innovative teaching tool, QUIMIQUEST Chlorine-Soda Industry was created, which, besides instigating the teaching-learning process in a motivating and dynamic way, enables high school students to understand the basic concepts related to chemistry and the production chain of the chlorine-soda industry.
Palavras-chave: Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Bivalve (Molusco)
Toxicologia
Sangue
Urina
Educational games
Chemistry - Study and teaching
Bivalve (Mollusk)
Toxicology
Blood
Urine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia
Citação: Lira, Fabrício Lúcio Cansanção. O jogo didático no ensino de química: contextualização e proposta. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Química e Biotecnologia) - Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9041
Data do documento: 10-fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo didatico no ensino de quimica - contextualizacao e proposta.pdf8.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.