00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9035
Tipo: Dissertação
Título: Mulheres, culturas populares e política pública: um estudo etnográfico e interseccional junto a mestras do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL)
Título(s) alternativo(s): Women, popular cultures and public policies:an ethnographic and intersectional study about the mestras from the Living Heiritage Record of Alagoas (Brazil)
Autor(es): Moura, Karine de Oliveira
Primeiro Orientador: Rose, Isabel Santana de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barros, Rachel Rocha de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Böschemeier, Ana Gretel Echazú
metadata.dc.contributor.referee2: Meinerz, Nádia Elisa
Resumo: Em meio à heterogeneidade das trajetórias de vida de mestras reconhecidas por meio do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL) é possível observar diversos pontos comuns. São aspectos que dizem respeito a condições sociais experienciadas por mulheres não brancas de maneira mais ampla. Origens em zonas rurais do estado; migrações para regiões periféricas da capital; baixos níveis de escolarização formal; itinerários de trabalho informal; o não reconhecimento e as condições precárias de realização de suas atividades, são situações presentes nas falas de muitas delas. Além disso, são mulheres formalmente reconhecidas pelo Estado por meio do RPV/AL, política pública de cultura em vigor desde 2004, que visa estimular a continuidade dos ofícios e a transmissão dos conhecimentos e técnicas de mestras e mestres da cultura popular e da cultura tradicional. A presente dissertação versa acerca das narrativas dessas mulheres, analisando as assimetrias eminentes dessa política pública. Discorre sobre processos de hierarquização da cultura implicados no âmbito de sua implementação, bem como a propósito das formas como se configuram as relações instituídas entre essas atrizes sociais e a esfera pública. Reflete ainda acerca do processo de realização da etnografia, uma vez que estudos no campo da cultura e do patrimônio apontam para sua importância na perspectiva de se acrescentar questões a essas categorias. Este apontamento é pertinente diante da predominância do viés folclórico nas ações desenvolvidas pelo Estado, também perpetuado nas produções acadêmicas de muitos intelectuais alagoanos acerca da população negra. Ao mesmo tempo, a dissertação pensa como a interseccionalidade, ferramenta teórico-metodológica oriunda de epistemologias alcançadas por mim às margens da academia, possibilita perceber como questões de raça, gênero e classe estão presentes ao estudar as culturas populares e as demais categorias a elas associadas.
Abstract: Considering the heterogeneities present in the the trajectories of the mestras registered by the Living Heritage Record from Alagoas (Registro do Patrimônio Vivo, RPV/AL) there are several points in common. These aspects are connected to social conditions experienced by non White women in a broader sense. Origins in the rural parts of the state; migration to the peripheral zones of the capital; low formal education levels; itineraries that are characterized by informal labor; activities that are not acknowledged and that are conducted in precarious conditions, these are all situations present in the narratives of many of these mestras. Besides, these women are formally recognized by the State by the RPV/AL, a public cultural policy operating since 2004, and that aims to stimulate the continuity and the transmission of the knowledge and techniques of the experts (mestres) in popular and traditional cultures. This dissertation focuses on the narratives from these women analyzing the asymmetries present in this public policy. It also discusses the processes of hierarchization of culture present in the RPV, and the configurations of the relationships between the mestras and the public sphere. Further, I reflect about the role of ethnography, in particular its potential contribution to the studies about heritage and culture. This is important when we take in count the predominance of a folkloric bias in the governmental actions towards popular cultures, a bias that is also perpetuated in the academic productions of many intellectuals from Alagoas about the black population. At the same time, the dissertation discusses how the concept of intersectionality, a theoretical and methodological tool originated in epistemologies that are marginal to the academia, possibilities us to perceive how issues concerning race, gender and class are present in the studies about popular cultures.
Palavras-chave: Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (Política Pública)
Mulheres
Culturas populares
Interseccionalidade
Living Heritage Record of Alagoas
Women
Popular cultures
Intersectionality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Citação: MOURA, Karine de Oliveira. Mulheres, culturas populares e política pública: um estudo etnográfico e interseccional junto a mestras do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL). 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9035
Data do documento: 17-dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.