00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Artigos publicados em periódicos - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Andrea Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400924000241808pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.creatorBatista, Jaciele Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8950597508087012pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T16:57:18Z-
dc.date.available2022-05-06-
dc.date.available2022-05-06T16:57:18Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationBATISTA, Jaciele Nunes. O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9021-
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC) can be understood as a state linguistic policy whose objective is to establish the guidelines, foundations and competences of Brazilian education. It is, therefore, an official archive that regulates educational activities and access to knowledge in the country. Given these production conditions, this study seeks to understand the process of production of meanings that is put into operation in the discourse of the National Common Curricular Base. Inscribed in the perspective of the History of Linguistic Ideas, especially in the works of Auroux (1992), Guimarães (2005) and Orlandi (2001), in dialogue with Discourse Analysis, especially in the works of Pêcheux (1969) and Orlandi (2002). , 2012), this research analyzes the way in which the BNCC discourse produces the erasure of educational inequalities in the country as an effect of meanings. From the analyses, it was possible to observe that in the BNCC discourse there is an erasure of Brazilian linguistic diversity by emphasizing the ideology of a single language, and an erasure of educational inequalities considering the conditions of production, the relations of force, the class struggle from interests that differ and distance themselves. A new document that romanticizes Education and naturalizes educational inequalities, erasing them, silencing them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Linguagempt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectHistória das ideias linguísticaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPolíticas linguísticaspt_BR
dc.subjectLanguage Sciencespt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectHistory of linguistic ideaspt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectLanguage policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)pt_BR
dc.title.alternativeThe elimination of educational inequalities in the BNCC Speech (Common National Curriculum Base)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ser compreendida como uma política linguística de estado cujo objetivo é estabelecer as diretrizes, os fundamentos e as competências da educação brasileira. Trata-se, pois, de um arquivo oficial que regula as atividades educacionais e o acesso ao conhecimento no país. Diante dessas condições de produção, este estudo busca compreender o processo de produção de sentidos que é posto em funcionamento do discurso da Base Nacional Comum Curricular. Inscrita na perspectiva da História das Ideias Linguísticas, especialmente, nos trabalhos de Auroux (1992), Guimarães (2005) e Orlandi (2001), em diálogo com a Análise de Discurso, sobretudo, nas obras de Pêcheux (1969) e Orlandi (2002, 2012), esta pesquisa analisa o modo como o discurso da BNCC produz como efeito de sentidos o apagamento das desigualdades educacionais do país. A partir das análises, foi possível observar que no discurso da BNCC há um apagamento da diversidade linguística brasileira ao enfatizar a ideologia de uma língua única, e um apagamento das desigualdades educacionais considerando as condições de produção, as relações de força, a luta de classes a partir de interesses que se diferem e se distanciam. Um novo documento que romantiza a Educação e naturaliza as desigualdades educacionais, apagando-as, silenciando-as.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.