Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Massmann, Débora Raquel Hettwer | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1326731305679142 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Domingues, Andrea Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2400924000241808 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Magalhães, Belmira Rita da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1964810411309274 | pt_BR |
dc.creator | Batista, Jaciele Nunes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8950597508087012 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T16:57:18Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06 | - |
dc.date.available | 2022-05-06T16:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Jaciele Nunes. O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9021 | - |
dc.description.abstract | The National Common Curricular Base (BNCC) can be understood as a state linguistic policy whose objective is to establish the guidelines, foundations and competences of Brazilian education. It is, therefore, an official archive that regulates educational activities and access to knowledge in the country. Given these production conditions, this study seeks to understand the process of production of meanings that is put into operation in the discourse of the National Common Curricular Base. Inscribed in the perspective of the History of Linguistic Ideas, especially in the works of Auroux (1992), Guimarães (2005) and Orlandi (2001), in dialogue with Discourse Analysis, especially in the works of Pêcheux (1969) and Orlandi (2002). , 2012), this research analyzes the way in which the BNCC discourse produces the erasure of educational inequalities in the country as an effect of meanings. From the analyses, it was possible to observe that in the BNCC discourse there is an erasure of Brazilian linguistic diversity by emphasizing the ideology of a single language, and an erasure of educational inequalities considering the conditions of production, the relations of force, the class struggle from interests that differ and distance themselves. A new document that romanticizes Education and naturalizes educational inequalities, erasing them, silencing them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Análise de discurso | pt_BR |
dc.subject | História das ideias linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Políticas linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Language Sciences | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | History of linguistic ideas | pt_BR |
dc.subject | Common National Curriculum Base | pt_BR |
dc.subject | Language policies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) | pt_BR |
dc.title.alternative | The elimination of educational inequalities in the BNCC Speech (Common National Curriculum Base) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ser compreendida como uma política linguística de estado cujo objetivo é estabelecer as diretrizes, os fundamentos e as competências da educação brasileira. Trata-se, pois, de um arquivo oficial que regula as atividades educacionais e o acesso ao conhecimento no país. Diante dessas condições de produção, este estudo busca compreender o processo de produção de sentidos que é posto em funcionamento do discurso da Base Nacional Comum Curricular. Inscrita na perspectiva da História das Ideias Linguísticas, especialmente, nos trabalhos de Auroux (1992), Guimarães (2005) e Orlandi (2001), em diálogo com a Análise de Discurso, sobretudo, nas obras de Pêcheux (1969) e Orlandi (2002, 2012), esta pesquisa analisa o modo como o discurso da BNCC produz como efeito de sentidos o apagamento das desigualdades educacionais do país. A partir das análises, foi possível observar que no discurso da BNCC há um apagamento da diversidade linguística brasileira ao enfatizar a ideologia de uma língua única, e um apagamento das desigualdades educacionais considerando as condições de produção, as relações de força, a luta de classes a partir de interesses que se diferem e se distanciam. Um novo documento que romantiza a Educação e naturaliza as desigualdades educacionais, apagando-as, silenciando-as. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O apagamento das desigualdades educacionais no discurso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.