00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem: anotações de uma escola da rede privada
Título(s) alternativo(s): Learning assessment: notes of a private network school
Autor(es): Ramos, Rodrigo Pimentel Gomes
Primeiro Orientador: Silva, Nadja Maria Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Henrique Jorge Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Angelina Nunes de
Resumo: Nesta pesquisa, discutimos os processos de avaliação em instituições de ensino e aprendizagem. A motivação para esta discussão reflete nossas observações de que os processos de avaliação nas escolas referem-se a posições teórico-metodológicas desatualizadas. Muitas vezes, ainda presenciamos instrumentos de avaliação que investem na memorização dos alunos. Apontamos para outra direção e enfatizamos que os instrumentos de avaliação devem estar habilitados para a análise de processos; isto é, para a análise do que o aluno pode aprender e fazer, em vez de ficar limitado à capacidade de reter conteúdo temporariamente. Além disso, não é incomum que os gestores presumam que o desenvolvimento de instrumentos de avaliação é assunto exclusivo dos professores. Essa postura nos sinaliza a falta de conhecimento do sentido mais amplo de avaliação, que deve estar atrelada ao objetivo geral do ato educacional subjacente às práticas da instituição de ensino e aprendizagem. Ancoramos nossa pesquisa nas discussões da Psicologia de Vigotski, desenvolvidas com colaboradores, nas quais se destaca a busca por parâmetros conceituais e metodológicos para captar as transformações ao longo do tempo que se traduzem no desenvolvimento humano. Foi o mérito desta Psicologia ascender este enfoque nos cenários educacionais, o que culminou na descrição da Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP. Esta zona se refere à necessidade de os educadores olharem para o tempo futuro ou potencial de aprendizagem. Envolvemos essas questões em nossa pesquisa, para tecer um argumento no qual os instrumentos avaliativos devem ser direcionados ao desenvolvimento de cada ser humano, em seus encontros diversificados com expressões culturais em ambientes educacionais, ativados nas relações interpessoais mediadas pela linguagem. Defendemos neste argumento que os instrumentos avaliativos devem atuar como gatilhos para as ZDPs, considerando que, com essa qualidade, contemplam a análise da aprendizagem em desenvolvimento ou direcionada para o futuro. A pesquisa que aqui relatamos foi do tipo intervenção e contou com a participação de alunos, professores e gestores. O objetivo geral foi analisar as práticas de avaliação em uma instituição de ensino de Maceió. O desenho metodológico contemplou diferentes procedimentos: estudo dirigido por grupo, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa e observação participante. Todos os procedimentos fomentaram a produção de narrativas escritas pelos participantes. Por se tratar de uma pesquisa de intervenção, trabalhamos com a expectativa de transformar as concepções e métodos de professores, gestores e alunos sobre os processos de avaliação. Nos resultados, apontamos processos emergentes nessas transformações.
Abstract: In this research, we discuss assessment processes in teaching and learning institutions. The motivation for this discussion reflects our observations that assessment processes in schools refer to outdated theoretical-methodological positions. Often, we still witness assessment instruments that invest in students' memorization. We point to another direction and emphasize that assessment instruments must be enabled for process analysis; that is, for the analysis of what the student can learn and do, rather than being limited to the ability to retain contente temporarily. Furthermore, it is not uncommon for managers to assume that the development of assessment instruments is a matter for teachers alone. This posture signals us the lack of knowledge of the broader sense of assessment, which must be linked to the general objective of the educational act underlying the practices of the teaching and learning institution. We anchor our research in the discussions of Vigotski's Psychology, developed with collaborators, in which the search for conceptual and methodological parameters is highlighted to capture the transformations over time that translate into human development. It was the merit of this Psychology to elevate this focus in educational scenarios, which culminated in the description of the Zone of Proximal Development - ZDP. This zone refers to the need for educators to look to the future tense or learning potential. We involved these questions in our research, to weave an argument in which the evaluative instruments must be directed to the development of each human being, in their diversified encounters with cultural expressions in educational environments, activated in interpersonal relationships mediated by language. We defend in this argument that the evaluative instruments should act as triggers for the ZPDs, considering that, with this quality, they contemplate the analysis of learning in development or directed to the future. The research we report here was of the intervention type and had the participation of students, teachers and managers. The general objective was to investigate the evaluation processes practiced in an educational institution in Maceió. The methodological design included different procedures: group-directed study, semi-structured interviews, conversation circles and participant observation. All procedures fostered the production of narratives written by the participants. As this is an intervention research, we work with the expectation of transforming the conceptions and methods of teachers, administrators and students regarding assessment processes. In the results, we point out emerging processes in these transformations.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Zona de desenvolvimento proximal
Narrativas
Learning Assessment
Proximal Development Zone
Narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: RAMOS, Rodrigo Pimentel Gomes. Avaliação da aprendizagem: anotações de uma escola da rede privada. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9016
Data do documento: 14-out-2021
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