06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9008
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dicotomia ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Andréa Cavalcante Lima de
Primeiro Orientador: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Fernando Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Guedes, Elica Amara Cecilia
Resumo: O ensino de Geografia carrega em si as propostas pedagógicas que norteiam todo um contexto educacional de aprendizagem e de formação dos educandos, seja em conteúdo, seja em formação integral, conforme defendem a Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Justamente por isso, as abordagens teóricas de tal unidade curricular se constitui a favor de um leque de informação em prol de diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, a Cartografia é uma dessas Ciências atravessadoras do saber geográfico. Na educação básica, particularmente, os educandos aprendem com a Cartografia a localização e desenvolvem a noção de pertencimento de um lugar de localidade. Pode-se dizer assim, porque aprender a ser e a estar em determinado território reformula as propostas de conhecimento de um aprendente a caminho do autoconhecimento em si e onde vive. A partir disso, é possível falar em currículo e refletir sobre a importância deste no ensino, pois a parte diversificada de conteúdos precisa ser dada e reconhecida como ímpar diante dos entraves de ensino e de aprendizagem. A partir desse olhar, este trabalho teve como objetivo discorrer sobre as condições em que se encontram as relações de ensino/aprendizagem no ensino fundamental maior e menor do ensino público, no que tange às séries iniciais compreendidas entre o primeiro e o nono ano no diz respeito aos conteúdos focados na Cartografia e as utilizações de seus conteúdos tradicionais de evolução e disponibilidade contemporâneas em meio aos desafios pedagógicos presentes. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico de caráter exploratório. Coerentemente, como resultado deste trabalho, verificamos que as discussões se encerram em um contexto de compreensão de que aprender cartografia exige possibilidades pedagógicas livres de obstáculos diversos comuns ao fazer do processo de ensino-aprendizagem que perpassam a sala de aula e despertam a necessidade do professor de saber diagnosticar e intervir sobre as propostas de ensino.
Abstract: The teaching of Geography carries within itself the pedagogical proposals that guide an entire educational context of learning and training of students, either in content or in comprehensive training, as advocated by the Law of Directives and Bases of Education (LDB) and the Common National Curricular Base (BNCC). Precisely for this reason, the theoretical approaches of such curricular unit is constituted in favor of a range of information in favor of several areas of knowledge. In this context, Cartography is one of these sciences that cuts across geographic knowledge. In basic education, in particular, students learn with Cartography the localization and develop the notion of belonging to a place of locality. This can be said because learning to be and to be in a certain territory reshapes the proposals for knowledge of a learner on the way to self-knowledge of himself and where he lives. Based on this, it is possible to talk about curriculum and reflect on its importance in education, because the diversifi ed part of the content needs to be given and recognized as unique in the face of teaching and learning obstacles. From this point of view, this work aims to discuss the conditions in which the teaching/learning relationships are found in the public elementary school, major and minor, regarding the initial series from the first to the ninth year, with regard to the contents focused on Cartography and the uses of its traditional tools of evolution and contemporary availability in the midst of the present pedagogical challenges. This is a bibliographical work of exploratory nature. Coherently, the discussions end in a context of understanding that learning cartography requires pedagogical possibilities free from various obstacles common to the making of the teaching-learning process that permeate the classroom and awaken the teacher's need to know how to diagnose and intervene on the teaching proposals.
Palavras-chave: Geografia
Cartografia
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Cartography
Elementary School
Geographic Knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: OLIVEIRA, Andréa Cavalcante Lima de. A dicotomia ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9008
Data do documento: 7-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A dicotomia ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf441.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.