00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9005
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assistência Estudantil nas IFES Brasileiras: uma análise do Programa Bolsa Pró-Graduando na UFAL
Autor(es): Marinho, Marcilene Correia
Silva, Thaysa Ingrid Fernandes da
Primeiro Orientador: Leite, Josimeire de Omena
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Islânia Lima da
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Margarete Pereira
Resumo: Este trabalho, de caráter quantitativo e qualitativo, estuda o Programa Bolsa Pró-Graduando na Universidade Federal de Alagoas. Visa analisar a atual tendência do Programa Bolsa Pró-Graduando, gerenciado pela Pró-Reitoria Estudantil, na Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental cuja fonte é o material empírico que constitui o corpus da pesquisa, especificamente a Constituição Federal de 1988, o Decreto 7.234/2010, a Cartilha do Bolsista - Proest (2010), os Relatórios de Estágio (2012 e 2014), os Relatórios de Gestão da UFAL (2003 à 2015), a Circular 001/2016 – PROEST – UFAL, a Ata do CONSUNI (2015), bem como os dados secundários advindos da pesquisa de Leite (2015) e de Bispo e Santos (2009). O estudo teve como pano de fundo a análise da crise estrutural do capital, o desenvolvimento do ideário neoliberal no Brasil e o Neodesenvolvimentismo na segunda gestão do Governo Lula, situando a Educação Superior e a Assistência Estudantil neste contexto. Revela a trajetória histórica da Assistência Estudantil e sua institucionalização através do PNAES, situando os programas de assistência materializados na UFAL, cuja análise centra-se na tendência do Programa Bolsa Pró-Graduando no que tange à contrapartida. A trajetória analítica identifica o fim da contrapartida laboral no Programa Pró-graduando na UFAL, em 2016, decorrente da reivindicação e luta histórica do Movimento Estudantil Universitário, cuja demanda foi absorvida pela nova gestão da UFAL, que tem um histórico de militância política e articulação/diálogo com o Movimento Estudantil Universitário.
Abstract: This work, of quantitative and qualitative character, studies the Pro-Graduate Grant Program at the Federal University of Alagoas. It aims to analyze the current trend of the Bolsa Pró-Graduando Program, managed by Pró-Reitoria Estudantil, at the Federal University of Alagoas-Ufal. In order to achieve the proposed objective, a bibliographic research and documentary research was used as a methodological procedure, the source of which is the empirical material that constitutes the corpus of the research, specifically the Federal Constitution of 1988, Decree 7.234 / 2010, Proest (2010), the Traineeship Reports (2012 and 2014), the Management Reports of UFAL (2003 to 2015), Circular 001/2016 - PROEST - UFAL, the Minutes of CONSUNI (2015), as well as secondary data Coming from the research of Leite (2015) and Bishop and Santos (2009). The study had as background the analysis of the structural crisis of capital, the development of the neoliberal ideology in Brazil and Neodesenvolvimentismo in the second administration of the Lula Government, placing Higher Education and Student Assistance in this context. It reveals the historical trajectory of Student Assistance and its institutionalization through the PNAES, placing the assistance programs materialized in UFAL, whose analysis focuses on the tendency of the Bolsa Pró-Graduando Program with regard to the counterpart. The analytical trajectory identifies the end of the labor counterpart in the Pró-graduando Program at UFAL, in 2016, due to the historical struggle and struggle of the University Student Movement, whose demand was absorbed by the new management of UFAL, which has a history of political militancy and articulation / Dialogue with the University Student Movement.
Palavras-chave: Neoliberalismo
Educação Superior
Assistência Estudantil
Programa Bolsa Pró-Graduando
Neoliberalism
College education
Student Assistance
Pro-Graduate Scholarship Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: MARINHO, Marcilene Correia; SILVA, Thaysa Ingrid Fernandes da. Assistência Estudantil nas IFES Brasileiras: uma análise do Programa Bolsa Pró-Graduando na UFAL. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9005
Data do documento: 31-jan-2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assistência Estudantil nas IFES Brasileiras uma análise do Programa Bolsa Pró-Graduando na UFAL.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.