00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Leonardo Brandão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705407022339177pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400572752663161pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Rafael Ferreira Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190254569597745pt_BR
dc.creatorNeo, Alana Viana Borges da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368437649177097pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T18:01:57Z-
dc.date.available2022-05-04-
dc.date.available2022-05-04T18:01:57Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationNEO, Alana Viana Borges da Silva. Análise da confiança de estudantes de ambientes virtuais de aprendizagem em itens oferecidos por sistemas de recomendação. 2022. 130 f. Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8993-
dc.description.abstractVirtual learning environments were developed as an online way for students to interact with their teachers, peers and course content. These environments have pedagogical resources in quantity and diversity, allowing for recommendations of these to students, based on their respective needs, in addition to the skills that should be developed. However, there are limitations in these recommendation systems in virtual learning environments, especially in relation to the quality of recommendations, leading to problems regarding the acceptance of recommendations by students. One of the factors that can lead to non-acceptance of received recommendations is lack of trust. One possible approach to this problem is to explain to students how this recommendation was created. For this, we intend to identify whether there is a difference in the students' confidence in recommendations: (1) with personalized explanation according to the student's own performance and interaction; (2) with personalized explanation according to the performance and interaction of the class. To evaluate our research, we performed an experiment to assess the preference and perception of higher education students regarding the explanation of the recommendations sent by the online learning environment. For this, we performed an experiment and used data from these students' interactions with the content of an online introductory computer course. From this data, we select the data of a student with problems in their performance and interaction, and we generate recommendations aligned with their needs. We then create explanations for these recommendations and assess, through a survey, the impact of student confidence in the pedagogical recommendations generated in a personalized way for the student and the class. We hope with this work to contribute to an improvement in the quality of recommendations and to increase students' confidence in pedagogical recommendations in virtual learning environments.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentspt_BR
dc.subjectOnline teachingpt_BR
dc.subjectRecommender systemspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise da confiança de estudantes de ambientes virtuais de aprendizagem em itens oferecidos por sistemas de recomendaçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of students' confidence in Virtual Learning Environments in items offered by Recommender Systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs ambientes virtuais de aprendizagem foram desenvolvidos como uma forma online para que o aluno pudesse interagir com seus professores, colegas e conteúdo do curso. Estes ambientes dispõem de recursos pedagógicos em quantidade e diversidade, permitindo recomendações desses aos estudantes, baseando-se nas suas respectivas necessidades, além das competências que deverão ser desenvolvidas. Porém, há limitações nesses sistemas de recomendação em ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente em relação à qualidade das recomendações, levando a problemas referentes à aceitação das recomendações por parte dos estudantes. Um dos fatores que pode levar à não aceitação das recomendações recebidas é a falta de confiança. Uma possível abordagem para este problema é explicar aos estudantes como essa recomendação foi criada. Para isso, pretendemos identificar se existe diferença na confiança de estudantes em recomendações: (1) com explicação personalizada de acordo com o desempenho e interação do próprio estudante e; (2) com explicação personalizada de acordo com o desempenho e interação da turma. Para avaliar nossa pesquisa, realizamos um experimento para avaliar a preferência e percepção de estudantes do ensino superior, quanto à explicação das recomendações enviadas pelo ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, realizamos um experimento e utilizamos os dados de interações desses estudantes com o conteúdo de um curso online de introdução à computação. A partir desses dados, selecionamos os dados de um estudante com problemas no seu desempenho e interação, e geramos recomendações alinhadas com as suas necessidades. Em seguida, criamos as explicações para essas recomendações e avaliamos, por meio de um survey, o impacto da confiança dos estudantes em relação às recomendações pedagógicas geradas de forma personalizada para o aluno e para a turma. Esperamos com este trabalho contribuir para uma melhoria na qualidade das recomendações e para aumentar a confiança dos estudantes em relação a recomendações pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem.pt_BR
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