00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.contributor.referee3Ferneda, Edilson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020pt_BR
dc.creatorCavalcante, Brunno Davisson Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7415628072482585pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T18:52:09Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T18:52:09Z-
dc.date.issued2021-11-21-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Brunno Davisson Melo. Um framework conceitual para jogos digitais educativos solidários. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8950-
dc.description.abstractHigh violence games are mostly banned in Brazil and in several countries. Games like Carmageddon, Doom and Grand Theft Auto (GTA) convey the information that to be successful in these games you need to behave unethically. Observing this context, the Solidary Educational Digital Games (JDES) were developed, which aim to teach ethics and solidarity in scenarios related to the environment and disaster situations. In the JDES development process, it is essential not to always start from scratch, beginning, it is necessary to use software reuse techniques. This work presents a Conceptual Framework whose purpose is to streamline and cheapen the development of solidary educational digital games. The Conceptual Framework was divided into two stages, in the first, UML modeling (Unified Modeling Language) was used to design the Framework Digital Games Educational Solidarity (FJDES) and Auxiliary Classes used to create the Flood Solidarity Educational Digital Game. In the second stage, Agile Modeling and the Scrum Method were used to create the Scrum Framework Educational Solidarity Digital Games (FSJDES), in which the FJDES and Auxiliary Classes already developed in the first stage were reused for the creation of the Earthquake Solidarity Educational Digital Game, both games were implemented in Java. As a result, there was a three-month reduction in the development of Solidary Educational Digital Games, noting that the production of the first game took four months and the second game took a month.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrameworkspt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectFrameworkspt_BR
dc.subjectDigital Gamespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectSolidaritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm framework conceitual para jogos digitais educativos solidáriospt_BR
dc.title.alternativeA conceptual framework for solidarity educational digital gamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs jogos de alta violência em sua maioria são banidos no Brasil e em vários países. Jogos como Carmageddon, Doom e Grand Theft Auto (GTA) transmitem a informação de que para obter sucesso nesses jogos é preciso ter um comportamento antiético. Observando esse contexto, foi desenvolvido os Jogos Digitais Educativos Solidários (JDES) que visam ensinar ética e solidariedade em cenários relacionados com o meio ambiente e situações de catástrofe. No processo de desenvolvimento dos JDES, é fundamental não começar sempre a partir do zero, início, faz necessário o uso de técnicas de reúso de software. Neste trabalho é apresentado um Framework Conceitual cuja finalidade é agilizar e baratear no desenvolvimento dos jogos digitais educativos solidários. O Framework Conceitual foi dividido em duas etapas, na primeira foi utilizado a modelagem UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para projetar o Framework Jogos Digitais Educativos Solidários (FJDES) e Classes Auxiliares utilizados para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Enchente. Na segunda etapa foi utilizado a Modelagem Ágil e o Método Scrum para criação do Framework Scrum Jogos Digitais Educativos Solidários (FSJDES), em que foi reutilizado o FJDES e Classes Auxiliares já desenvolvidos na primeira etapa para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Terremoto, ambos os jogos foram implementados em Java. Com isso, houve uma redução de três meses no desenvolvimento dos Jogos Digitais Educativos Solidários, constatando que para a produção do primeiro jogo levaram-se quatro meses e para o segundo jogo levou um mês.pt_BR
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