00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Artigos publicados em periódicos - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoletti, Ana Luísa Carvalho-
dc.creatorCarvalho, Sandra Helena Vieira de-
dc.creatorUchôa, Sílvia Beatriz Beger-
dc.date.accessioned2022-04-29T17:36:01Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T17:36:01Z-
dc.date.issued2022-03-01-
dc.identifier.citationSOLETTI, Ana Luísa Carvalho; CARVALHO, Sandra Helena Vieira de; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger. Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 1, p. 144-160, 01 jan. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/46180.pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage144pt_BR
dc.citation.epage160pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46180pt_BR
dc.identifier.issn2317-0026pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8946-
dc.description.abstractThis work presents a bibliographic and patent review regarding the use of visual narrative applied to teaching and learning. The research is qualitative and quantitative, aiming to obtain in-depth and comprehensive results. Scopus and Web of Science platforms were used for the bibliographic research. For the patent review, the search was carried out on the Orbit®, Esp@cenet and INPI databases. The research showed that the visual narrative approach, applied to education, has been gaining ground in the academic field, with several studies that cover its understanding as an innovative tool, adopting different media and technologies. This approach facilitates the understanding and accessibility of various subjects, in different areas of knowledge, and can be applied to different audiences, being also a possible channel for the inclusion of individuals with different types of limitations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Prospecçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativa Visualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectVisual Narrativept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleNarrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeVisual Narrative for Education and Learning: scientific and technological prospecting studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e patentária referente ao uso da narrativa visual aplicada ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, de forma a se obter resultados aprofundados e abrangentes. Foram utilizadas as plataformas Scopus e Web of Science para o levantamento bibliográfico. Para o levantamento patentário, a busca foi realizada nas bases Orbit®, Esp@cenet e INPI. A pesquisa mostrou que a abordagem da narrativa visual aplicada à educação vem ganhando espaço na área acadêmica, com diversos estudos que abrangem seu entendimento como ferramenta inovadora, adotando diferentes mídias e tecnologias. Essa abordagem facilita a compreensão e acessibilidade de diversos assuntos, em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser aplicada a diferentes públicos, sendo também um possível canal de inclusão de indivíduos com diferentes tipos de limitações.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem estudo de prospecção científica e tecnológica.pdf484.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.