Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8932
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência no sertão alagoano |
Autor(es): | Lima, Paloma Lorrany da Conceição |
Primeiro Orientador: | Santos, Mônica Regina Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee2: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto no sertão alagoano, durante a pandemia de covid-19. Este relato se ergue a partir de um estudo bibliográfico, documental e de campo, na perspectiva da pesquisa participante, como forma de aproximação de referentes entre os sujeitos – pesquisador e pesquisado – que compartilham a mesma realidade. A pandemia de covid-19 instituiu um novo ethos cultural para todas as esferas sociais, na educação em particular, trouxe a emergência do ensino remoto, o qual impôs a exigência de adaptações, sobretudo, aos profissionais que atuam há muito tempo, cuja formação inicial não os preparou para o uso das tecnologias na sala de aula. Essa nova práxis educativa evocou reflexões sobre os desafios, limites e possibilidades do ensino remoto, suas diferenças e semelhanças em relação à EAD e os rumos do ensino presencial. |
Abstract: | Este es un relato de experiencia sobre la enseñanza a distancia en el interior de Alagoas, durante la pandemia de covid-19. Este informe se basa em un estudio bibliográfico, documental y de campo, desde la perspectiva de la investigación participativa, como una forma de reunir referencias entre sujetos - investigador e investigado- que comparten una misma realidad. La pandemia del covid-19 instituyó un nuevo ethos cultural para todas las esferas sociales, en la educación en particular, trajo el surgimiento de la enseñanza a distancia, que impuso la exigencia de adaptaciones, sobre todo, a los profesionales que llevan mucho tiempo trabajando, cuya la formación no los preparó para el uso de las tecnologías en el aula. Esta nueva praxis educativa suscitó reflexiones sobre los retos, límites y posibilidades de la enseñanza a distancia, sus diferencias y similitudes en relación con la EAD y los rumbos de la enseñanza presencial. |
Palavras-chave: | Educação Ensino e aprendizagem Ensino remoto COVID-19 Pandemia Educação a distância Enseñanza a distancia Educación a distancia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | LIMA, Paloma Lorrany da Conceição. O ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência no sertão alagoano. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8932 |
Data do documento: | 24-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 relato de experiência no sertão alagoano.pdf | 621.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.