06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8925
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Residência pedagógica: um olhar sobre o ensino da Geografia - vivências na Escola Municipal Governador Afrânio Salgado Lages - Delmiro Gouveia – Alagoas
Autor(es): Silva, Thiago Rocha da
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Luã Karll de
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Fernando Pinto
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que foi desenvolvida durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica, Programa Federal, coordenado pela CAPES, sob a tutela do MEC, subprojeto geografia, realizado pela Universidade Federal de Alagoas. O Programa Residência Pedagógica é fruto de uma política pública que visa um novo modelo de estágio a partir do 5o período do curso de licenciatura, de maneira que diferentemente do estágio curricular obrigatório, o residente estagiário possa estabelecer um elo de convivência com a realidade do ensino básico na escola pública com maior profundidade nas quatrocentas e quarenta horas do estágio curricular, de modo que possa refletir, pesquisar, analisar e compreender a realidade de uma escola pública municipal localizada em Delmiro Gouveia – Alagoas, e possa a partir dessa experiência construir a sua identidade docente. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar as dificuldades do professor de geografia no desenvolvimento de suas aulas na escola pública municipal do ensino fundamental do 6o ano, tendo como objetivos específicos: verificar como se dá a inclusão dos alunos no ambiente escolar, analisar a partir do projeto PRP os benefícios da imersão na iniciação da docência para a formação do professor de geografia, compreender a importância da Residência Pedagógica na formação dos futuros docentes de geografia.. O trabalho foi desenvolvido através de criteriosa pesquisa bibliográfica de livros, artigos, entre outros trabalhos em diferentes repositórios, aliado à pesquisa de campo que foi desenvolvida na Escola Municipal Governador Afrânio Salgado Lages em Delmiro Gouveia – AL, onde os dados coletados foram registrados através das atividades realizadas na escola e durante a formação dos residentes na UFAL iniciada em agosto de 2018 e finalizada em janeiro de 2020. Nessa perspectiva, a participação dos residentes na escola Governador Afrânio Salgado Lages, além de seus objetivos propostos inicialmente, culminou com o desenvolvimento do projeto Convivência com o Semiárido, proposto pelos residentes, que foi avaliado pela instituição escolar e pela UFAL, onde se desenvolveu uma exposição do trabalho junto aos alunos das 6o séries do ensino fundamental, séries finais A e B, sobre o semiárido e suas características, com uma exposição aberta ao público que auxiliou no desenvolvimento das aulas de geografia para os estudantes.
Abstract: The present work is the result of a research that was developed during the development of the Pedagogical Residency Program, Federal Program, coordinated by CAPES, under the tutelage of MEC, geography subproject, carried out by the Federal University of Alagoas. The Pedagogical Residency Program is the result of a public policy that aims at a new internship model from the 5th period of the degree course, so that, unlike the mandatory curricular internship, the resident intern can establish a link of coexistence with the reality of teaching. in the public school with greater depth in the four hundred and forty hours of the curricular internship, so that you can reflect, research, analyze and understand the reality of a municipal public school located in Delmiro Gouveia - Alagoas, and from this experience you can build your own teacher identity. In this way, the general objective of this work is to analyze the difficulties of the geography teacher in the development of his classes in the municipal public school of elementary education of the 6th year, having as specific objectives: to verify how the inclusion of students in the school environment occurs, to analyze from the PRP project the benefits of immersion in the initiation of teaching for the formation of the geography teacher, to understand the importance of the Pedagogical Residency in the formation of future geography teachers. among other works in different repositories, together with the field research that was developed at the Escola Municipal Governador Afrânio Salgado Lages in Delmiro Gouveia - AL, where the collected data were recorded through the activities carried out at the school and during the training of residents at UFAL started in August 2018 and completed in January 2020. From this perspective, the participation of residents at the Governador Afrânio Salgado Lages school, in addition to its initially proposed objectives, culminated in the development of the Coexistence with the Semiarid project, proposed by the residents, which was evaluated by the school institution and UFAL, where a exhibition of work with students from the 6th grades of elementary school, final grades A and B, on the semiarid region and its characteristics, with an exhibition open to the public that helped in the development of geography classes for the students.
Palavras-chave: Geografia
Ensino e aprendizagem
Programa Residência Pedagógica
Formação docente
Escola Municipal Governador Afrânio Salgado Lages
Delmiro Gouveia – Alagoas
Educação
Políticas públicas
Education
Geography
Public Policy
Teacher
Reflections
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SILVA, Thiago Rocha da. Residência pedagógica: um olhar sobre o ensino da Geografia - vivências na Escola Municipal Governador Afrânio Salgado Lages - Delmiro Gouveia – Alagoas. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8925
Data do documento: 1-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.