Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paula, Francine Santos de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5482-4684 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433476345682386 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lira, Fabrício Lúcio Cansanção | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1322651753080618 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Edma Carvalho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7418533177406749 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Gabriele da Rocha | - |
dc.creator.Lattes | não possui | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-22T19:34:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-22 | - |
dc.date.available | 2022-04-22T19:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Gabriele da Rocha. Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de química: pontos positivos e negativos. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química: Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8916 | - |
dc.description.abstract | Starting from a historical context, we sought to concisely analyze the effects generated by the use of the tools most used by students in favor of their learning and the teacher's role as a manager of this knowledge. Taking as a central point of these discussions the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) which, through its format, made it possible to develop the teaching and learning of chemistry thanks to the feasibility of demonstrating through these instruments the particulate and abstract nature of chemistry. Emphasizing the use of the Internet that directs online and offline platforms such as websites, youtube, computer programs (software) and cell phone applications, evidencing from studies the effects that revolve around the usefulness of these tools. Emphasizing the sharing of information, distribution and veracity of content, consumption of video classes in an expository and interdisciplinary way, effects on cognitive and quality in the study. Bringing emphasis to the negative effects arising from the excessive use of this medium that directly interferes in the concentration and absorption of school subjects and in the positive points that directly help in the visualization of the theoretical forms of chemistry. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Digital Information and Communication Technologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching chemistry | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching tools | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Influência das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de química: pontos positivos e negativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Partindo de um contexto histórico buscou-se analisar de forma concisa os efeitos gerados pelo emprego das ferramentas mais usadas por alunos em favor de seu aprendizado e a atuação do professor como gerenciador desse conhecimento. Tomando como ponto central dessas discussões as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que através de seu formato, possibilitou desenvolver o ensino e aprendizado de química graças à viabilidade de demonstrar através desses instrumentos a natureza particulada e abstrata da química. Levando em destaque o uso da Internet que direciona as plataformas online e offline como, websites, youtube, programas de computador (software) e aplicativos de celular, evidenciando a partir de estudos os efeitos que giram em torno da utilidade dessas ferramentas. Dando destaque a o compartilhamento de informação, distribuição e veracidade de conteúdo, consumo de vídeo aulas de forma expositiva e interdisciplinar, efeitos no cognitivo e qualidade no estudo. Trazendo destaque aos efeitos negativos provenientes do uso excessivo desse meio que interfere diretamente na concentração e absorção dos assuntos escolares e nos pontos positivos que auxiliam diretamente na visualização das formas teóricas da química. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação - TDIC - no ensino e aprendizagem de química - pontos positivos e negativos.pdf | 514.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.