06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8894
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conto e o reconto na educação infantil: a experiência do estágio supervisionado do curso de Pedagogia da UFAL, Campus do Sertão
Autor(es): Santos, Taiza Ribeiro da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
Resumo: Este trabalho trata sobre a Literatura Infantil junto as crianças da Educação Infantil, abordando a importância que o conto e o reconto têm na vida da criança, como estes podem colaborar para o desenvolvendo de sua prática linguística, suas expressões orais e corporais. Tendo em vista que a hora do conto é um momento muito utilizado pelos educadores em sala de aula, visa-se compreender as práticas e o desenvolver deste recurso pedagógico. A pesquise teve como referencial teórico principalmente Abramovich (1993), Arroyo (2003), Bettelheim (1998), Souza e Bernardino (2011), Cademartori (1986), Coelho (1999), Alves (2008), Bussato (2007), Mendes (2000), Souza (2018), entre outros que proporcionará um conhecimento maior sobre o tema proposto. Além da legislação nacional como a LDBEN, o RCNEI, os PNCs, a BNCC, entre outros. Nosso questionamento é: o conto e reconto podem ser utilizados como ferramentas de ensino-aprendizagem na educação infantil? Tendo como objetivo compreender o conto e o reconto como ferramentas importantes para o desenvolvimento da leitura de crianças da Educação Infantil a partir da experiência de estágio supervisionado. Para tanto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, caracterizada como pesquisa participante numa escola de Educação Infantil, a partir da interação da pesquisadora com estudantes de uma turma da pré-escola nos meses de agosto e setembro de 2018. Assim, buscamos compreender os estudos dos autores sobre os contos e os correlacionando com as práticas das atividades desenvolvidas em sala de aula durante o estágio supervisionado, visando o desenvolvimento integral da criança e o incentivo para o despertar da leitura infantil, assim aguçando o gosto da criança pela leitura, comprovando que esta é fundamental para o crescimento do ser humano.
Abstract: This work deals with Children's Literature with children from Early Childhood Education, addressing the importance that the tale and the retelling have in the child's life, how they can collaborate for the development of their linguistic practice, their oral and body expressions. Bearing in mind that storytelling is a time widely used by educators in the classroom, the aim is to understand the practices and development of this pedagogical resource. The research had as theoretical reference mainly Abramovich (1993), Arroyo (2003), Bettelheim (1998), Souza and Bernardino (2011), Cademartori (1986), Coelho (1999), Alves (2008), Bussato (2007), Mendes (2000), Souza (2018), among others that will provide greater knowledge on the proposed topic. In addition to national legislation such as LDBEN, RCNEI, PNCs, BNCC, among others. Our question is: can the tale and retelling be used as teaching-learning tools in early childhood education? Aiming to understand the tale and the retelling as important tools for the development of reading in Early Childhood Education children from the supervised internship experience. To this end, we carried out a qualitative research, characterized as participatory research in an Early Childhood Education school, based on the researcher's interaction with students from a preschool class in August and September 2018. Thus, we sought to understand the studies of the authors about the tales and correlating them with the practices of the activities developed in the classroom during the supervised internship, aiming at the integral development of the child and the incentive for the awakening of children's reading, thus sharpening the child's taste for reading, proving that this is fundamental for the growth of the human being.
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Contação de histórias
Conto e reconto
Children's literature
Child education
Tale
Retell
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Taiza Ribeiro da Silva. O conto e o reconto na educação infantil: a experiência do estágio supervisionado do curso de Pedagogia da UFAL, Campus do Sertão. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8894
Data do documento: 3-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.