00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Protocolo de monitoramento para pais e profissionais de crianças com perda auditiva: metanálise de intervenção precoce e adaptação cultural do Success From the Start
Título(s) alternativo(s): nitoring protocol for parents and professionals of children with hearing loss: meta-analysis of early intervention and cultural adaptation of success from the start
Autor(es): Oliveira, Suzana Cinthia Silva
Primeiro Orientador: Marques, Leonardo Brandão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Felipe Venâncio
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Aline Roberta Aceituno da
Resumo: A identificação precoce da perda auditiva contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e de outros marcos no desenvolvimento de crianças com perda auditiva. Após o diagnóstico, os pais acabam tendo que tomar diversas decisões no que concerne ao tratamento dos seus filhos. Na literatura brasileira não foi encontrado nenhum instrumento disponibilizado para fornecer suporte ao processo decisório dos pais. Visando atender a esse público, este trabalho tem por objetivo fazer a tradução e adaptação cultural de um protocolo de monitoramento para pais e profissionais de crianças com perda auditiva. Para isso, foi conduzido dois estudos, o primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura e metanálise sobre as evidências da influência do momento da intervenção no desenvolvimento da linguagem oral de crianças com perda auditiva. Quinze estudos fizeram parte da síntese qualitativa e doze da síntese quantitativa. De acordo com os dados analisados, a idade de identificação e intervenção precoce demonstrou ajudar crianças a atingirem resultados da fala e da linguagem dentro dos marcos do desenvolvimento, dos quais podem ser avaliados pelas curvas de crescimento usando escores de linguagem padronizados. O segundo estudo consistiu na tradução e adaptação cultural de 452 itens do instrumento correspondentes as áreas de comunicação, atenção, escuta e vocalização. Foram selecionados 25% dos itens para serem avaliados por juízes nas categorias: 1) adequação cultural; 2) conceito apresentado e; 3) adequação ao público-alvo. A tradução reversa foi realizada durante essa fase da pesquisa. Após a compilação dos dados e as correções dos possíveis erros durante a fase de tradução, foi possível analisar os itens não inseridos para avaliação dos juízes e proposto uma nova avaliação com novos itens. Posteriormente, foram comparados os itens traduzidos com a versão revisada do instrumento que compõe 347 itens nas duas áreas de desenvolvimento. O instrumento foi avaliado qualitativamente por dois especialistas com o objetivo de validar seu conteúdo.
Abstract: Early identification of hearing loss contributes to oral language development and other developmental milestones in children with hearing loss. After diagnosis, parents end up having to make several decisions regarding the treatment of their children. In the Brazilian literature, no instrument was found available to provide support for parents' decision process. To address this gap, this work aims to translate and culturally adapt a monitoring screening protocol for parents and professionals that targets children with hearing loss. For this, two studies were conducted. The first consisted of a systematic review of the literature and meta-analysis on the influence of the intervention on the oral language development of children with hearing loss. Fifteen studies were part of the qualitative synthesis and twelve of the quantitative synthesis. According to the summarized data, the age of identification and early intervention allowed children to achieve speech and language outcomes within developmental milestones, both of which can be obtained by growth curves using standardized language scores. The second study consisted of the cultural adaptation and adaptation of 452 items of the Success from the Star protocol, corresponding to all principal areas of language development: communication, listening, listening, and vocalization. Judges evaluated 25% of the items on the following categories: 1) cultural suitability, 2) conceptual clarity, and 3) suitability to the target audience. We proposed a back-translation to consolidate the final items. Subsequently, the translated items were compared with the revised version of the instrument, which comprises 347 items in the two areas of development. The instrument was qualitatively evaluated by two experts in order to validate its content.
Palavras-chave: Perda auditiva - Identificação precoce
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Protocolos
Early Identification
Language
Hearing Loss
Protocol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: OLIVEIRA, Suzana Cinthia Silva. Protocolo de monitoramento para pais e profissionais de crianças com perda auditiva: metanálise de intervenção precoce e adaptação cultural do Success From the Start. 2022. 238 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8891
Data do documento: 9-dez-2021
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