00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8888
Tipo: Dissertação
Título: O ensino do problema da radiação de corpo negro por meio de ambientes virtuais de aprendizagem: análise e inserção através do Google meet aliado ao Phet simulations
Autor(es): Cruz, Thales Allan Santos da
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Regina Simplício
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Maria Socorro Seixas
Resumo: Esta dissertação propõe aos Professores do Ensino Médio uma forma de trabalhar conceitos relacionados ao Problema da Radiação de Corpo Negro utilizando para isto, salas de Videoconferência, a ferramenta PHET Simulations e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Temos com este escrito, o propósito de estimular a vontade de aprender Física nos alunos, através do manuseio de recursos digitais e disponíveis na Rede Mundial de Computadores. Como também despertar no Docente de Física a vontade de abordar novos conteúdos, utilizando-se de metodologias inovadoras e recursos didáticos diferenciados que se adequam a situação pandêmica atual ou em quaisquer situações adversas. Com este fim, foi desenvolvido um produto educacional focado na perspectiva investigativa, destinado para os Professores da educação básica, afim de que munidos com ele, possam assegurar a qualidade e bom desempenho profissional em cenários de ensino remoto, por vezes de difícil ambientação e engajamento por parte dos alunos. O Produto foi aplicado em uma Escola Particular da Capital do Estado de Alagoas, Maceió. Participaram desta pesquisa alunos da terceira e da segunda série do Ensino Médio, divididos em: turma teste - selecionamos aleatoriamente três alunos de cada ano para integrar o grupo - e turma controle - que não foi exposta ao produto educacional, somente foram espectadores das aulas convencionais – todos eles com acesso a internet. Na aplicação, o Professor exibiu para os alunos uma sequência didática, que está dividida em seis módulos, propondo inicialmente uma discussão sobre conceitos simples de cor dos corpos, além de sugerir aos aprendizes a busca de conceitos mais complexos trazendo-os à baila nos momentos posteriores. Em seguida fez-se necessário o uso de simuladores e programas de construção de gráficos, culminando com a produção de mapas conceituais. Como veremos a diante, o uso de ferramentas digitais para ensinar o conteúdo de Radiação do Corpo Negro se mostrou uma esplendida alternativa no Processo de ensino-aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.
Abstract: This dissertation proposes to High School Teachers a way to work with concepts related to the Blackbody Radiation Problem using Videoconferencing rooms, the PHET Simulations tool and Virtual Learning Environments (AVA) for this purpose. With this writing, we have the purpose of stimulating the desire to learn Physics in students, through the handling of digital resources and available on the World Wide Web. As well as awakening in the Physics Teacher the desire to approach new content, using innovative methodologies and differentiated didactic resources that suit the current pandemic situation or in any adverse situations. To this end, an educational product focused on the investigative perspective was developed, aimed at Basic Education Teachers, so that, equipped with it, they can ensure quality and good professional performance in remote teaching scenarios, sometimes difficult to find and engage by the students. The Product was applied in a Private School in the Capital of the State of Alagoas, Maceió. Third and second grade high school students participated in this research, divided into: test class – we randomly selected three students from each year to join the group - and control class - which was not exposed to the educational product, only spectators of conventional classes - all of them with internet access. In the application, the Professor showed the students a didactic sequence, which is divided into six modules, initially proposing a discussion on simple concepts of body color, in addition to suggesting to the learners the search for more complex concepts, bringing them to the fore in the moments later. Then it was necessary to use simulators and graphics construction programs, culminating in the production of concept maps. As we will see below, the use of digital tools to teach the content of Black Body Radiation has proved to be a splendid alternative in the teaching-learning process of Modern and Contemporary Physics.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Radiação de corpo negro
Recursos digitais
Recursos didáticos
Ensino remoto
Sequência didática
Physics Teaching
Black Body Radiation Problem
Virtual Learning Environments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: CRUZ, Thales Allan Santos da. O ensino do problema da radiação de corpo negro por meio de ambientes virtuais de aprendizagem: análise e inserção através do Google meet aliado ao Phet simulations. 2022. 201f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8888
Data do documento: 16-dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.