06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Matias, Thiago Trindade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee2Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.creatorGomes, Beatriz de Lima Ismael Dantas-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:12:33Z-
dc.date.available2022-04-13-
dc.date.available2022-04-13T17:12:33Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationGOMES, Beatriz de Lima Ismael Dantas. Formação docente no contexto pandêmico: o estágio supervisionado em Letras – Língua Portuguesa no sertão alagoano. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8881-
dc.description.abstractThis research aims to understand aspects related to the adaptation and the experiences of Non Presential Supervised Curricular Internship experienced by students of the Language/Portuguese Language course of the Federal University of Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão throughout the Emergency Remote Learning (ERE) in the context of teacher education. To make this discussion, the paper presents foundations that discuss the Internship as a formative stage of teachers, especially the initial training, based on authors such as Onofre (2017), Pimenta and Lima (2006), Ismael and Bastos (2021), Gil (2008, 1999), Moran (2021) and Severo (2016). A history of the offer and the regulations of the Supervised Curricular Internship component in the mentioned undergraduate course is outlined, such as the Law No. 11.788, of September 25, 2008; the Law of Directives and Bases of National Education No. 9.394/96; resolution No. 95/2019 of CONSUNI/UFAL, among others. The methodological procedures that support this research, such as the socioeconomic and educational contextualization of the Northeastern Sertão and the description of the field research contribute to portray this context in pandemic times in the biennium 2020-2021. The corpus of the research consisted of answers obtained through an online questionnaire prepared on the Google Forms platform, entitled Evaluation Questionnaire on Non-Presential Supervised Internships (DANTAS GOMES; SANTOS, 2022), directed to undergraduates of the degree course in Letters/Portuguese Language at UFAL/Campus do Sertão who had attended at least one subject of the Supervised Curricular Internship in a non-presential format. The description of the data and the analysis of the content and discourse of the respondents contribute to understanding the institution in general and the course and its students. Through this study, we can see that the ERE and ESC Non-presential provided significant experiences in teaching practice, making students and teachers adapt to virtual learning environments as a tool to support teaching workand student-student and student-teacher interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEstágio não-presencialpt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas – UFALpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Letras – Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectCampus do sertãopt_BR
dc.subjectSupervised Curricular Internshippt_BR
dc.subjectEmergency Remote Learningpt_BR
dc.subjectNon-Presential Internshippt_BR
dc.subjectInternshipspt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleFormação docente no contexto pandêmico: o estágio supervisionado em Letras – Língua Portuguesa no sertão alagoanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender aspectos relativos à adaptação e às experiênciasde Estágio Curricular Supervisionado Não-Presencial vivenciadas por discentes do curso de Letras/Língua Portuguesa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão aolongo do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto da formação docente. Para fazer essadiscussão, o trabalho apresenta fundamentos que discutem o Estágio como etapa formativa de professores, especialmente a formação inicial, baseado em autores como Onofre (2017), Pimenta e Lima (2006), Ismael e Bastos (2021), Gil (2008, 1999), Moran (2021) e Severo (2016). Traça-se um histórico da oferta e das normativas do componente Estágio Curricular Supervisionado no referido curso de licenciatura, a exemplo da Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°. 9.394/96; a resolução n° 95/2019 do CONSUNI/UFAL, entre outras. Os procedimentos metodológicos que embasam esta pesquisa, como a contextualização socioeconômica e educacional do sertão nordestino e a descrição da pesquisa de campo contribuem para retratar esse contexto em tempos pandêmicos no biênio 2020-2021. O corpus da pesquisa foi constituído por respostas obtidas através de umquestionário online elaborado na plataforma Google Forms, intitulado Questionário de Avaliação sobre Estágios Supervisionados Não-presenciais (DANTAS GOMES; SANTOS, 2022), direcionado a graduandos do curso de licenciatura em Letras/Língua Portuguesa da UFAL/Campus do Sertão que tivessem cursado, ao menos, uma disciplina do Estágio Curricular Supervisionado no formato não-presencial. A descrição dos dados e a análise do conteúdo e do discurso dos sujeitos respondentes contribuem para entender a instituição em geral e o curso e seus alunos, em específico. Por este estudo, podemos constatar que o ERE e ESC Não presencial proporcionaram experiências significativas na prática docente, fazendo com que alunos e professores se adaptassem a ambientes virtuais de aprendizagem como instrumento de apoio ao trabalho docente e interação aluno-aluno e aluno-professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.