00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8859
Tipo: Dissertação
Título: Escuta qualificada como instrumento do acolhimento no processo de trabalho dos profissionais de saúde na ESF
Título(s) alternativo(s): Qualified listening as an instrument of user embracement in the work process of health professionals in the ESF
Autor(es): Silva, Hudson Renan Costa
Primeiro Orientador: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Macêdo, Amanda Cavalcante de
Resumo: O acolhimento é um dos princípios fundamentais da Política Nacional de Atenção Básica, sendo essencial para a qualificação dos serviços de saúde, notadamente na Atenção Primária à Saúde, e tem na Escuta Qualificada como um dos instrumentos para organização dos serviços de atenção básica. Apesar de existirem políticas públicas específicas que recomendam e estimulam a prática do acolhimento nos ambientes de saúde, ainda se observam dificuldades ou insuficiência na sua execução. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a Escuta Qualificada como instrumento de acolhimento no processo de trabalho em saúde, identificando seus benefícios e desafios para os profissionais de saúde e usuários. Participaram dessa pesquisa 21 profissionais de saúde pertencentes às 03 Equipes de Saúde da Família que compõem esta Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, executado através de uma pesquisa-ação que utilizou para produção de informações à técnica de oficinas. O estudo observou que os profissionais de saúde, apesar de cognitivamente apresentarem uma boa compreensão sobre Escuta Qualificada, não a exercem em seu ambiente de trabalho. Além disso, foi observado que a resolutividade e a satisfação tanto dos usuários quanto dos profissionais de saúde foram uns dos benefícios que a Escuta Qualificada poderia proporcionar. A falta de capacitação e a motivação dos profissionais foram identificados como fatores dificultadores para a sua efetivação. Esta pesquisa também gerou um produto buscando implantar o processo da Escuta Qualificada na UBS Cacimbas, finalizando o ciclo da pesquisa-ação. Como considerações finais, o entendimento da Escuta Qualificada, como mais um instrumento que podemos incorporar em nosso processo de trabalho, nos oferece a possibilidade de se trabalhar as demandas dos usuários com integralidade e resolutividade, com um olhar além de uma técnica de acolhimento com classificação de risco, sendo necessária a continuidade do processo de construção coletiva para a efetiva implantação da Escuta Qualificada nesta Unidade Básica de Saúde.
Abstract: User Embracement is one of the fundamental principles of the National Primary Care Policy, being essential for the qualification of health services, notably in Primary Health Care, and Qualified Listening is one of the instruments for organizing primary care services. Although there are specific public policies that recommend and encourage the practice of User Embracement in health environments, there are still difficulties or insufficiency in their implementation. The present study aimed to analyze, together with health professionals from a Basic Health Unit, which has Family Health Strategy teams in a municipality in the State of Alagoas, the strategy of implementing Qualified Listening, identifying the elements implementation enhancers and barriers to its use in the work process. Twenty-one health professionals from the 03 Family Health Teams that make up this Basic Health Unit participated in this research. It is, therefore, a qualitative study, carried out through an Action Research and used the workshop technique to produce information. The study observed that most health professionals at this Basic Health Unit are unaware of the Qualified Listening process, often confusing it with the concept of general welcoming, carried out during the reception of the user upon arrival at the Basic Health Unit, it was observed that the problem-solving capacity and satisfaction of both users and health professionals were one of the benefits that Qualified Listening could provide. The lack of professional qualifications and the professional's motivation were identified as hindering factors for its realization. This research also generated a product seeking to implement the Qualified Listening process at Cacimbas Basic Health Unit, completing the Action-Research cycle. As final considerations, the understanding of Qualified Listening as another instrument that we can incorporate into our work process offer us the possibility of working with users ́ demands with integrality and resolution, with a look beyond a user embracement technique with risk classification, and it is necessary to continue the collective construction process for the effective implementation of Qualified Listening in this Basic Health Unity.
Palavras-chave: Acolhimento
Escuta qualificada
Atenção primária à saúde
User Embracement
Qualified Listening
Primary Health Care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde da Família
Citação: SILVA, Hudson Renan Costa. Escuta qualificada como instrumento do acolhimento no processo de trabalho dos profissionais de saúde na ESF. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde da Família, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8859
Data do documento: 21-out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escuta qualificada como instrumento do acolhimento no processo de trabalho dos profissionais de saúde na ESF.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.