00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, João Paulo Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0330108534667053pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barboza, Aline da Silva Ramos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857672279132119pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Junior, Eduardo Toledo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620590212639569pt_BR
dc.contributor.referee2Plácido, João Carlos Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7638577997255103pt_BR
dc.creatorSilva, Teófanes Vitor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8755751246266925pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:23:40Z-
dc.date.available2022-04-08-
dc.date.available2022-04-11T19:23:40Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Teófanes Vitor. Análise de dados de trajetória para quantificação da força de contato no modelo de torque & arraste. 2022. 85f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8854-
dc.description.abstractCurrently, the most oil reserves are discovered in more challenging environments to actual technology. Thus, it has been important the constant development of research and Technologies to support the diverse fields involved on oil and gas industry. The well engineering stands out on this paper, the one that is responsible to design his structure and trajectory. Mechanical failure in drillpipes is a costly event to oil and gas industry, because it causes the stop of all operation that result on non-productive time, in this way many studies are performed in a way to prevent those operational problems. Torque, tension, drag, compression and bending can be correctly predict for kwon well trajectory, but undesired alterations on well geometry during the perforation process leads to errors and uncertainties in stress state prediction. Proposes to predict these trajectory uncertainties by statistical analysis of previously drilled wells and categorized by theirs correlations. The data analysis enables a fictitious trajectory modeling which will use to prevent drag forces additional loads on drillpipes induced be trajectory deviation. Developed in this dissertation some modules which enables directional monitoring, trajectory data analysis methodology, fictional trajectory design and uses all of theses funcions to quantify contact forces acting on drillpipes by using torque and drag model equations making possible a better perforation design, duo to use of executed trajectory data.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTorquept_BR
dc.subjectArrastopt_BR
dc.subjectForça axialpt_BR
dc.subjectPerfuração de poçospt_BR
dc.subjectTorque and Drag. Axial loadpt_BR
dc.subjectDrillpipespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleAnálise de dados de trajetória para quantificação da força de contato no modelo de torque & arrastept_BR
dc.title.alternativeTrajectory data analysis for contact force quantification in the torque & drag modelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, as mais diversas jazidas de petróleo são descobertas em ambientes cada vez mais desafiadores para as tecnologias existentes. Desta maneira, faz-se importante o constante desenvolvimento de pesquisa e tecnologias para apoio às diversas áreas da engenharia de petróleo. Destaca-se neste trabalho a engenharia de poço, a qual se responsabiliza por projetar a sua estrutura e trajetória. Falha em colunas de perfuração é um evento muito oneroso à indústria de petróleo e gás, pois é necessária parada de toda a operação, o que resulta em tempo não produtivo de sonda (NPT). Desta maneira, diversos estudos são realizados de modo a prever os problemas durante a perfuração. Torque, tração, compressão e flexão podem ser corretamente previstos para geometrias de poços conhecidas, mas alterações indesejadas na geometria do poço durante o processo de perfuração podem resultar em erros e incertezas na previsão do estado de tensões atuante sobre a coluna. Propõe-se prever estas incertezas na trajetória pela análise estatística de poços previamente executados e categorizados de acordo com suas correlações entre si. A realização da análise de dados possibilita a construção da trajetória fictícia, a qual será utilizada para prever as forças adicionais aos carregamentos atuantes na coluna de perfuração induzidas pelo desvio de trajetória. Desenvolveu-se neste trabalho módulos que possibilitam o acompanhamento direcional, metodologia para análise dos dados de trajetória, construção de trajetórias fictícias e, por fim, utilizar todas essas funcionalidades para quantificar as forças de contato atuantes no poço utilizando as equações de torque e arrasto aprimorando o projeto de perfuração.pt_BR
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